24 de maio: Dia Nacional do Café

Muitos são os brasileiros que não abrem mão de começar o dia com uma das bebidas mais apreciadas do país: o famoso cafezinho. Assim, nada mais justo do que ter um dia só dele no Calendário Brasileiro de Eventos, o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio.

Além do bom e velho cafezinho puro, que há cerca de 280 anos está na mesa dos brasileiros, a bebida começou a tomar novos rumos, como misturas e temperaturas das mais variadas. Drinques com leite, com chantilly, o pingado, adoçado ou amargo, quente ou gelado.

Já é possível encontrar profissionais que buscam no fruto uma profissão, que não é de produtor, nem de colhedor, mas sim ligados ao sabor da bebida. O curso de barista, barman que atua nas cafeterias desenvolvendo os drinques, está cada vez mais procurado. Além de cursos de classificação e degustação da bebida, que preparam profissionais para atuar na compra do café, garantindo bons negócios de acordo com as noções de paladar e olfato.

Em Linhares

De acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feito pelo IBGE em 2009, Linhares possui atualmente cerca de 15.200 hectares de área plantada com a cultura. O que gerou no último ano uma produção de 18.252 toneladas de café.

"Temos trabalhado para garantir aos produtores facilidade no escoamento da produção. É fundamental que as estradas rurais tenham boas condições de tráfego tanto para o deslocamento dos trabalhadores, quanto para o transporte do produto da lavoura para o armazém", destacou o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, Dalziso Armani.

No Estado

Segundo a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – Cooabriel, o cultivo dos cafezais capixabas iniciou-se sob influência do Rio de Janeiro na metade do século XIX. O café chegou em terras capixabas pelo sul e com o decorrer dos anos a cafeicultura foi se consolidando como atividade econômica para o Estado e, consequentemente, para o Brasil.

Atualmente, o Espírito Santo é o maior produtor brasileiro de conilon, com 70% da produção nacional do Robusta e a variação de 2,5 a 3,5 milhões de sacas por ano.

No Brasil
(fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br)

 Em 2009, o consumo per capita no Brasil foi de 5,81 kg de café em grão cru, ou 4,65 kg de café torrado, quase 78 litros por pessoa/ano, uma evolução de 3% em relação ao período anterior. Números que colocam o país como  segundo maior consumidor, com 18,39 milhões de sacas industrializados em 2009 (4,5% a mais que em 2008).

Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com uma média de 20/21 milhões de sacas/ano. Porém, mantendo-se o ritmo do crescimento do mercado interno ? o consumo em 2010 poderá crescer 5% e chegar a 19,31 milhões de sacas ? o Brasil poderá dentro de poucos anos desbancar a tradicional posição dos norte-americanos.

No mundo
(fonte: http://www.cccv.org.br)

Que o café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta todos sabem. Contudo, as formas de consumo do produto são tão diversas, que podem fazer com que o tomador mais desavisado tenha grandes surpresas. Veja como o café é consumido em alguns lugares do mundo:

? França: o produto, na maioria das vezes, é bebido juntamente com chicória.
? Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.
? África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.
? Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.
? Itália: o café expresso preto é servido em xícaras pequenas, acompanhadas de tiras de limão.
? Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.
? Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.
? Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.
? Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.
? Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".
? México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.