Crianças realizam caminhada pelo combate à exploração sexual infantil

Cerca de 350 crianças e adolescentes de projetos sociais de Linhares participaram na manhã desta terça-feira (18) de uma caminhada pelas ruas e avenidas do Centro pela, que tem como tema "Justiça e Bondade – Diga não ao Abuso da Menor Idade".

A campanha é uma realização da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), com o intuito de conscientizar e encorajar a população a denunciar o abuso sexual.

Com bolas brancas nas mãos simbolizando a paz, crianças atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social, Pestalozzi, Lar das Meninas e Lar Batista, CIEE, Meninos da Terra, entre outras entidades, distribuíram folhetos sobre a atuação do Creas e com os telefones para denúncias.

"Essa é uma campanha que deve ganhar as ruas para ter o apoio da população. Devemos nos unir para defender nossas crianças e adolescentes da violência sexual", disse a coordenadora do Creas, Geovana Padua Gobbo Marinot. Ela ressaltou ainda que o Creas tem profissionais à disposição para contribuir no apoio às vítimas de violência, como educadores, assistentes sociais, psicólogos e assessores jurídicos.

Durante a caminhada foi divulgado o Disque 100, cuja ligação pode ser feita gratuitamente de qualquer telefone, e o telefone do Conselho Tutelar (3264-3277). Mesmo durante fins de semana ou à noite, as denúncias podem ser feitas pelo plantão do Conselho que atende no telefone 9857-7964.

A campanha continua nessa quarta-feira (19), quando serão realizados seminários, palestras, grupos de debates e apresentações culturais para discutir o tema. As atividades acontecerão na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo horizonte, das 8h30 às 17 horas. Para participar basta fazer inscrição gratuita pelo e-mail creas@linhares.es.gov.br ou ainda dos telefones 3373-3102, 3371-1732 ou 3373-4938.

Na quinta-feira (20), será realizada panfletagem nos postos de gasolina e no posto da Polícia Rodoviária Federal da Br101.

Mobilizações como essa acontecem durante esta semana em todo o país pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil celebrado no dia 18 de maio. A data foi instituída por Lei Federal em lembrança ao caso que aconteceu em Vitória com a menina Araceli Cabrera Sanchez. Em 1973, quando tinha oito anos, a menina foi raptada e violentada sexualmente antes de ser morta. Só três anos após a morte, o corpo foi reconhecido oficialmente como sendo de Araceli. Após anos de impunidade, o último julgamento, em 1991, absolveu os réus e o crime prescreveu.

Dia 19 de maio
8h30 às 17 horas – Seminário de Enfrentamento à Violência, à Exploração e ao Abuso Sexual com premiação das crianças e adolescentes vencedores do concurso de frases e desenhos.
Local – Universidade Aberta do Brasil (UAB), bairro Novo Horizonte

Dia 20 de maio
Panfletagem nos postos de gasolina e no posto da Polícia Rodoviária Federal (BR101)