Oficina propõe criação do Mosaico de Áreas Protegidas da Foz do Rio Doce

Discutir a criação do Mosaico de Áreas Protegidas da Foz do Rio Doce foi o objetivo da segunda oficina realizada na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Linhares. O evento é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema) e Instituto Amigos Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA RBMA) juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, governo do estado e representantes das áreas que pretendem compor o mosaico e outros órgãos ligados ao Meio Ambiente.

Durante os dias 11 e 12 de maio foram apresentadas as iniciativas, dificuldades e interesses de cada representante presente, o objetivo foi definir as áreas que poderão compor o Mosaico da Foz do Rio Doce, como também apresentar as características de cada área. Para isso foi discutido a criação do documento base e da minuta de decreto que será encaminhada aos órgãos competentes para que seja implantado futuramente o mosaico.

"A participação das áreas interessadas nesse projeto foi fundamental para a elaboração e discussão dessa proposta. Juntas, as unidades possuem muito mais força para buscar recursos e desenvolver ações ligadas à preservação dessas áreas", afirma o biólogo do Ipema, Geovani Ribeiro Loiola.

Com a oficina foi montada uma proposta das áreas que poderão fazer parte do Mosaico: Floresta Nacional de Goytacazes, Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Biológica de Comboios, Área de Proteção Permanente de Barra Seca, Reserva Indígena de Comboios, Área de Relevante Interesse Ecológico de Degredo, três reservas da Fibria antiga Aracruz Celulose (Recanto das Antas, Restinga de Aracruz e Mutun Preto), Reserva Natural da Vale e ainda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce, que ainda está sendo implantada.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, ressaltou a importância ecológica que Linhares possui. "Linhares é o ponto estratégico da proposta de criação do mosaico porque possui uma biodiversidade inigualável e ainda não muito conhecida. Aqui se concentra o maior corredor ecológico do estado, duas unidades de conservação e ainda está promovendo a estruturação de mais duas unidades municipais e outras". Isso justifica a importância de uma gestão integrada em prol da conservação das biodiversidades e desenvolvimento sustentável da região.