Dia 12 de maio: Hospital Geral de Linhares celebra o Dia do Enfermeiro

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro. Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se também a Semana da Enfermagem. E para celebrar as referidas datas, o Hospital Geral de Linhares (HGL) realizou hoje (12/05), uma homenagem para estes profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do próximo.

A comemoração reuniu mais de 30 enfermeiros do HGL e proporcionou momentos de alegria e gratidão. Os profissionais se uniram em oração. Logo após teve sorteio de brindes e um café da manhã especial.

A diretora administrativa do HGL, Marcielene Guidolini Marques, falou sobre a homenagem. "Estamos promovendo esse encontro para homenagear todos nossos profissionais da área de enfermagem e agradecer o empenho e a dedicação de cada um. Hoje, temos 35 Enfermeiros e aproximadamente 150 Técnicos e Auxiliares ativos, que lidam diariamente com a dor e que tem a missão de ajudar a salvar vidas, dar conforto, amparar, cuidar e amenizar o sofrimento e a dor, levando carinho aos pacientes e familiares nos momentos mais difíceis. Vocês sem dúvidas são muitos importantes", disse.
 
A enfermeira, Penha Ruy, trabalha na área há 35 anos e sentiu-se lisonjeada com a homenagem. "Adorei a homenagem, isso é reconhecimento. Um gesto que nos faz sentir que temos valor", disse a enfermeira.

Origem da Profissão

Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência.

Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos.

Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. Sendo assim, tornou-se uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época, pois consideravam o trabalho como um serviço doméstico, o que atestava queda dos padrões morais que sustentavam, até então, o trabalho da enfermagem.

Mesmo com essa crise da profissão, a evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.

A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico-científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".

Fonte: www.hospitalar.com