Proprietários de lotes baldios devem manter terrenos limpos

A Prefeitura de Linhares, por meio do setor de fiscalização, tem percorrido as ruas e avenidas do município à procura de terrenos baldios. Explica-se: alguns proprietários desses terrenos não têm tomado as providências necessárias para garantir aos vizinhos um ambiente agradável para viver. Nos últimos 60 dias, foram 56 donos de lotes notificados e três multados.

Mesmo os terrenos que não têm nenhuma construção precisam de cuidado. O acumulo de lixo e o crescimento de vegetação estão entre os principais motivos da necessidade de manutenção dessas áreas. Por trás deles podem se esconder os problemas: meliantes que encontram um local para se abrigar e possíveis focos para a proliferação de doenças, como a dengue.

"Fiscais da Prefeitura percorrem o município realizando um trabalho educativo, com as notificações, que em sua grande maioria têm sido atendidas", relatou o secretário de Obras, João Cleber Bianchi. Ele ressaltou ainda a importância da colaboração dos moradores que informam onde estão esses terrenos que precisam de cuidados.

Quando identificam algum lote que precisa ser limpo, os fiscais notificam os proprietários que devem realizar a limpeza de imediato. Cerca de 95% dos proprietários tem atendido as notificações, evitando a ocorrência de multas.

A população tem sido participativa e entrado em contato com a Prefeitura para indicar a existência de lotes sujos. Para informar o setor de fiscalização sobre os terrenos que precisam de manutenção basta ligar para 3372-2120 ou para a Ouvidoria Geral da Prefeitura, no 0800 283 7585.