Autoridades inauguram fábrica de processamento de cacau em Linhares
"O poder público municipal atua em Linhares de maneira a dar a iniciativa privada a segurança de que podem continuar investindo em nosso município". A frase é do Prefeito Guerino Zanon durante a inauguração de mais uma empresa instalada no município. Na última sexta-feira (07), junto ao Governador Paulo Hartung, secretários estaduais e deputados, Zanon deu as boas vindas à primeira fábrica de processamento de cacau do estado, a Floresta do Rio Doce.
A fábrica tem capacidade para processar 2,5 mil toneladas de amêndoas de cacau, sendo que Linhares produz atualmente cerca de 10 mil toneladas por ano. São 32 novas vagas de emprego e um incentivo a mais para o cacauicultor de produzir um fruto de qualidade e com sabor apurado.
O Prefeito Guerino Zanon falou da importância do cacau para o município. "Mais uma vez o povo de Linhares está de parabéns. Com esse empreendimento estamos garantindo a continuidade da preservação da Mata Atlântica e a manutenção e geração de novos empregos na cultura do cacau. Agregar valor ao fruto aqui mesmo no nosso município é uma luta de anos que se torna realidade", afirmou Zanon.
O Governador Paulo Hartung reafirmou a parceira do governo estadual com os produtores rurais. "Vocês não estão sozinhos. A hora é essa. Não se renova lavouras no preço baixo, na crise. Queremos melhorar a produtividade e a qualidade nas lavouras de cacau. Não estou propondo para vocês fazerem, estou propondo parceria para fazermos juntos", disse o governador. Hartung falou ainda sobre o bom momento vivido por Linhares, frisando a instalação da Weg Motores e de Cacimbas, e disse que o município está virando a Campinas capixaba.
Além do diretor presidente da Floresta do Rio Doce, Paulo Gonçalves, também participaram da inauguração os secretários estaduais de Agricultura, Enio Bergoli, de Meio Ambiente, Glória Abaurre, e de Transporte, Neivaldo Bragatto. Além da deputada federal Rita Camata e dos deputados estaduais Athayde Armani e Cesar Colnago. O vice-prefeito Paulo Joaquim Nascimento e o presidente da Câmara de Vereadores Ivan Salvador foram prestigiar o evento.
Cacau em Linhares
Linhares se destaca no cenário nacional de produção de cacau, ocupando a 3ª posição no ranking dos maiores produtores (Bahia e Pará estão nas primeiras colocações). Atualmente, cerca de 20 mil hectares das terras do município estão cultivadas com o fruto, o que representa aproximadamente 95% da área plantada no estado.
A média de produção do município é de cerca de 10 mil toneladas por ano, podendo atingir 14 mil toneladas em anos de temperatura e preço favoráveis. Nesses anos de melhor produção, as lavouras cacaueiras chegam a gerar cinco mil empregos.