Agricultura gera 3,5 mil empregos em Linhares

Nas comemorações pelo Dia do Trabalho, a agricultura de Linhares tem o que brindar. São cerca de 3.500 empregos nas mais diversas atividades, responsáveis pela posição que o setor ocupa na economia do município.

O levantamento é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados, que destaca ainda a importância da fruticultura na geração de emprego. "A fruticultura é o segmento que mais emprega, principalmente as lavouras de mamão", ressaltou o presidente do Sindicato, Francisco Mauro Polidorio.

Além dos funcionários rurais, o município emprega ainda mão-de-obra da agricultura familiar em 1.407 estabelecimentos (IBGE ? Censo Agropecuário 2006).

A oferta de emprego aumenta consideravelmente nos períodos de safra do café e da cana-de-açúcar. De acordo com informações do Sine Municipal, só em 2010, já foram mais de 300 vagas de emprego criadas para a cultura da cana-de-açúcar, para diversas atividades como corte da cana e tratorista. Dessas, 120 continuam em aberto, a espera de candidatos.

O Censo Agropecuário realizado pelo IBGE em 2006 mostra que existem 2.188 estabelecimentos no município de Linhares, ocupando uma área de 186.280 hectares.

De acordo com dados de 2007, o Instituto Jones dos Santos Neves divulgou que a agropecuária do município ocupa o 3° lugar no estado. Os dados mostram ainda que o setor é responsável por quase 16% do valor agregado de Linhares, cabendo a indústria, construção e serviços industriais de utilidade pública 37,85%, e ao setor de comércio e serviço, 46,17%. Sendo o total do valor agregado de R$ 1.758.512 mil.