Prefeitura de Linhares realiza exposição da artista plástica Regina Pepino

A Prefeitura Municipal de Linhares através da Secretaria Municipal de Cultura realiza no próximo dia 7 de maio, às 20h, no Centro Cultural Nice Avanza, a abertura do vernissage de lançamento da exposição "Práxis Arthes" (Artes Práticas, em Latim), com as obras de arte da artista plástica Regina Pepino.

As obras estarão expostas para visitação do dia 7 a 23 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e no sábado e domingo, das 8h às 17h.

O Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, define a artista da seguinte maneira: "Regina veicula nos seus trabalhos toda uma experiência ligada a praticidade, a estética e ao conceito de qualidade. Inovadora, versátil, Regina conduz os seus trabalhos para uma espécie de mancipação subjetiva da vida. Em Regina, se percebe o papel do artista não em criar uma obra em si, mas criar a perspectiva da criação".

Já a própria artista se define como autodidata, apaixona pela arte. "Busco na arte a expressão com toda sua contemporaneidade e liberdade. Uso acrílico sobre tela e textura. Trabalho um artesanato moderno, diferenciado, rústico e chique, utilizando matéria-prima em destaque o filete da palha de coco. Produzo as próprias tintas que utilizo, pintando temas do cotidiano, de gente comum, multicoloridos e alegremente infantis, com certa ingenuidade", define Regina.

Veja abaixo a curadoria da exposição escrita por Fernando Cavalcante Rocha:

"Práxis Arthes"
A Arte Prática de Regina Pepino: das telas enigmáticas ao artesanato rústico chique, no encalço de uma vida cultural agitada.

"Toda obra de arte é filha de seu tempo", diz Kandinsky, "e muitas vezes, mãe de nossos sentimentos. Cada época de uma civilização cria uma arte que lhe é própria e que jamais se verá renascer…"

Conceituar arte não é tarefa fácil. No entanto, aquele que a realiza ou a estuda sempre tem dela uma concepção, mesmo que inconsciente.

Portanto, entendo Arte como produto do embate homem/mundo – que ela é vida e, por meio dela, o homem interpreta sua própria natureza.

Neste sentido, não existe o homem puro, o ser biológico separado de suas especificidades psicológicas, sociais e culturais.

Trazendo todo este know-how artístico e histórico para nossa realidade, hoje, 07 de maio de 2010, veremos, a partir da abertura desta exposição da artista plástica

Regina Pepino, que a mesma inova ao apresentar um novo conceito de expor a arte, em Linhares criando o conceito "Práxis Arthes" (artes práticas); tradução do grego para o português. Regina inova, inventa, já no hall de entrada do Salão de Artes do Centro Cultural Nice Avanza, em conceber uma "sala de estar", prestigiando seus convidados de formar singela e alegre com a sua vida prática, absolutamente resolvida e sólida, na sua família e em eventos culturais que participa por todo o Estado " Regina interpreta sua própria natureza. Tudo elegantemente exposto em um grande painel decorado e minuciosamente preparado pela artista. Apresenta-se assim, a "Práxis Arthes", na vida cultural de Regina Pepino.

E nesta mesma "sala de estar" temos a "Práxis Arthes" dela na culinária, em saborosos molhos delicadamente preparados por ela, como o saboroso molho de berinjela.

O artesanato rústico chique também já decora a sala supracitada. É a "Práxis Arthes" de Regina Pepino também na singelez do artesanato – em caixinhas multi-decoradas como porta jóias, porta vinho, porta papel; na arte das palhas de coco entrelaçadas, técnica que realça a cor dourada do material, ressaltando o gosto dela pelo conceito rústico chique. E deste conceito nascem belíssimos abajures, tarantelas (afixas na parede), cestos decorativos (cachepot).

No salão de artes do Centro Cultural, as telas de Regina Pepino assumem discretamente as características impressionistas ao não retratar os dramas humanos, políticos e sociais de nossa época, e sim a felicidade, a vida harmoniosa, vibrante vida no habitat natural.

Pepino, torna-se, assim, uma artista plástica singular em nosso município, com o olho de artista; mas o olho com mente criativa por detrás, não um olho qualquer, interpretando a realidade aparente, colocando-o no contexto das idéias da pintora, criando assim, um novo conceito de expor arte – ("Práxis Arthes" – as artes práticas). Sintetizando, O "Práxis Arthes" nas artes plásticas; o  "Práxis Arthes" na vida Cultural; o "Práxis Arthes" no artesanato rústico e chique e o "Práxis Arthes" na culinária.

Tudo isso, é claro, no calor de uma vida cultural e familiar agitada, prontamente prática, porém, extremamente sofisticada e diversificada, adquirindo mansamente e ingenuamente traços do impressionismo de Monet, guardando é claro as suas devidas proporções.