Número de casos de dengue diminui significativamente em Linhares

Os trabalhos contra a dengue realizados pela Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental do município estão surtindo efeito positivo. O número de casos da doença caiu significativamente. De acordo com a Vigilância Ambiental de Linhares, de janeiro ao início de abril deste ano, foram realizadas 147 notificações, sendo 13 casos confirmados. Já no mesmo período do ano passado foram realizadas 200 notificações, sendo confirmados 113 casos.

As ações contra a doença são constantes. Além das visitas dos agentes de endemias nas residências destacam-se também os mutirões, realizados a fim de reduzir a infestação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) e conseqüentemente o número de casos da doença em diversos bairros de Linhares.

O município conta atualmente com 56 agentes de endemias que realizam visitas residenciais, com periodicidade bimestral. Os agentes desempenham um trabalho de eliminação, pesquisa e tratamento de depósitos expostos a criação de mosquitos.

Ainda, no trabalho rotineiro e nos mutirões os profissionais recolhem entulhos das casas e ruas dos bairros, orientam sobre o perigo de se juntar material de descarte, principalmente os que acumulam água, bem como, orientam às pessoas quanto aos cuidados e como proceder, caso apresente sintomas da doença.

A população deve lembrar que trabalho não depende apenas da Vigilância Ambiental. Os moradores também são responsáveis pela prevenção. Por isso, receba bem o agente de combate à dengue, e acompanhe a visita no seu imóvel. Vale ressaltar ainda que, sempre que for detectada uma situação de risco, esta deve ser informada à Vigilância Ambiental pelo telefone 3371- 4098.

Alguns cuidados para combater o mosquito e os focos de larvas:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
– Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
– Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje
– Lave semanalmente, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. E mantenha bem tampados os tonéis e barris.
– Encha de areia fina até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
– Limpe semanalmente, com escova e sabão, os vasos de plantas aquáticas.
– Guarde garrafas de cabeça para baixo.
– Guarde os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva.
– Coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada.
– Não jogue lixo em terrenos baldios.
– Procure evitar e eliminar de seus imóveis qualquer objeto que contenha ou possa conter água.

Saiba mais:                         
– Os ovos do mosquito da dengue sobrevivem por mais de um ano em locais completamente secos. No primeiro contato com a água, eles podem eclodir.
– Só a fêmea do Aedes aegypti se alimenta de sangue. Ela mantém o vírus na saliva e o retransmite.
– Uma fêmea pode depositar até 500 ovos.