Cacau passa por mudanças em Linhares para sobreviver à vassoura de bruxa

Conhecida como terra do cacau, a cidade de Linhares faz jus ao nome por possuir 95% da área produtiva da fruta no Espírito Santo, o que coloca o estado como 3° produtor no ranking nacional – Bahia e Pará estão na liderança. E essa realidade não deve ser alterada mesmo com o ataque da tão temida vassoura de bruxa. Mudanças na forma de cultivo e investimentos nas lavouras têm sido as soluções encontradas pelos agricultores.

Tradicionalmente plantado às margens do Rio Doce, sob a sombra da Mata Atlântica, as lavouras de cacau estão migrando para regiões mais planas, onde investem em tecnologia como irrigação e em adubação. Os produtores que permanecem em áreas ribeirinhas buscam a renovação da lavoura com a clonagem de materiais resistentes a vassoura de bruxa.

"Em relação ao manejo de outros cultivos, o cacau recebia poucos tratos culturais. Agora, é necessário que os agricultores busquem renovar com racionalidade econômica e técnica suas lavouras", afirmou o gerente da Ceplac no Espírito Santo, Paulo Siqueira.

Em anos com temperaturas e chuvas favoráveis ao cacau, as lavouras de Linhares chegam a gerar 5.000 empregos diretos e atingem a produção de 14.000 toneladas por ano. Com o preço atual da saca de 60 quilos, em torno de 380 reais, as mais de 230 mil sacas produzidas em Linhares podem gerar aproximadamente 89 milhões de reais em uma área de 18 mil hectares cultivada por cerca de 700 cacauicultores.

"Temos instruído os produtores a trabalhar com o consórcio de culturas como, por exemplo, o plantio de cacau, seringueira e banana numa mesma área. Assim é possível diminuir os custos com aproveitamento de mão de obra e utilização de apenas um sistema de irrigação, além de garantir a diversificação da lavoura", ressaltou o engenheiro agrônomo Jhonnes Neitzel Lenke.

Já nas regiões ribeirinhas, os produtores têm buscado na clonagem com materiais resistentes à vassoura de bruxa o meio de aumentar a produtividade das lavouras.  Por meio da enxertia, aproveitam as antigas plantas para inserir materiais novos.

Capacitação

Com o objetivo de garantir a esses produtores a renovação das lavouras, a Prefeitura de Linhares, em parceria com Senar e Sindicato Rural, oferece cursos de enxertia e poda em cacau, além de pragas e doenças que atacam o fruto.

"Já capacitamos produtores rurais e trabalhadores do ramo em São Rafael. E na próxima semana estaremos atendendo a região de Povoação com o curso de enxertia. Estamos investindo no cacau, pois somos conhecedores do potencial dessa cultura em nossa cidade", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, Dalziso Armani.