Linhares adere ao projeto A Escola que Protege

Linhares ganha mais um aliado no combate a violência escolar. É o projeto A Escola que Protege que será lançado no próximo dia 28 de abril, às 14 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB, no bairro Novo Horizonte.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Linhares, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, e Ministério da Educação (MEC).

A ação tem como público alvo educadores, lideranças comunitárias, conselhos setoriais e tutelares, polícias federal e civil, e faz parte de uma estratégia de política pública para enfrentar e prevenir as diversas formas de violências contra crianças e adolescentes.

Conforme a secretária municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, o projeto visa formar profissionais da educação básica para promover e defender no contexto escolar os direitos infanto-juvenis.

"Serão realizadas oficinas e palestras para orientar como prevenir a violência contra crianças e adolescentes. Os participantes receberão orientações de palestrantes especialistas no assunto, como promotores de justiça, psicólogos e pedagogos", explica Ana Paraíso.

A principal estratégia da ação é o financiamento de projetos de formação continuada de profissionais da educação da rede pública de educação básica, além da produção de materiais didáticos e paradidáticos nos temas do projeto. Estes projetos serão desenvolvidos pelos profissionais envolvidos na Escola que Protege.

A seleção dos profissionais da Prefeitura para participar do projeto seguiu alguns critérios: devem ser funcionários atuantes no município, ter disponibilidade de tempo para os encontros e estar ligado diretamente a área de atuação que envolva crianças e adolescentes.

O "Escola que Protege" é realizado em paralelo à campanha de enfrentamento contra a violência que também tem o apoio da Prefeitura, por meio de diversas secretarias municipais.

A parceria no projeto A Escola que Protege prevê que a Universidade participa com os professores que vão ministrar a capacitação, além do transporte desses profissionais e o material didático do curso. A Prefeitura de Linhares é responsável em ceder o espaço físico, material audiovisual e o lanche.


Projetos

A Prefeitura de Linhares desenvolve diversos projetos e ações que estão alinhados no combate a violência escolar. Uma deles é a Escola Cidadã que é realizado com crianças e adolescentes da rede pública de ensino e moradores de bairros mais carentes.

A Escola Cidadã é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública que trabalha abordando assuntos que fazem parte do cotidiano dessas crianças: a violência e as drogas.

Noções de cidadania também são aplicadas às crianças e adolescentes da rede pública municipal. Os palestrantes educam e ensinam as crianças a fazer o uso de palavras simples, como "Com licença", "Por favor", "Obrigado".
 
Todos os assuntos são abordados através de palestras, realizadas pela equipe da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública nas escolas. Os diretores que quiserem, podem solicitar a presença da equipe para abordar o tema entre os alunos. É só ligar para o telefone (27) 3372 2062 e agendar uma visita.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
27 3372 1829 / 9812 9658