Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe comum é adiada

A Vacinação do Idoso que aconteceria em todo o Brasil nesta sábado (24/04) foi adiada nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste. O calendário de vacinação foi alterado devido ao não cumprimento por parte do laboratório fornecedor da vacina contra Infuenza Sazonal (gripe comum), em tempo hábil. Nos Estados destas regiões, pessoas com mais de 60 anos devem se imunizar entre 8 e 21 de maio.

A decisão por alterar o calendário foi tomada pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde que ressaltam que a alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população.

Vale ressaltar que em Linhares a quarta etapa da vacinação contra a Gripe H1N1 marcada para começar também no dia 24 de abril acontecerá normalmente. Deverão ser imunizados idosos com 60 anos ou mais com doenças crônicas.  No sábado, a vacinação vai acontecer das 8 às 16 horas no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps). A partir de segunda-feira (26/04) a imunização contra a H1N1 ocorrerá em todas as Unidades de Saúde do município.

É necessário reforçar que os idosos que fizerem a opção de se vacinar contra a gripe H1N1 neste sábado terão de voltar aos postos de vacinação mais uma vez, para tomar a vacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio. Já aqueles que optarem por aguardar até 8 de maio poderão tomar as duas vacinas de uma única vez.