Saúde: Linhares participa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010 que tem por objetivo traçar um perfil das condições de saúde bucal da população brasileira.

Em Linhares foram selecionados 32 setores censitários, seguindo metodologia do IBGE, abrangendo aproximadamente 12.000 domicílios, sendo examinadas entre 1.200 a 2.000 pessoas nas idades de 5 anos, 12 anos, entre 15 e 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Serão avaliados nos exames, má oclusão (mau posicionamento dos dentes), cárie, doença periodontal (gengival) e uso e necessidade de prótese (dentadura, coroa, roach). Todos os exames serão realizados nos domicílios.

A Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando 12 Cirurgiões Dentistas e 12 Auxiliares de Saúde Bucal, para trabalharem no SB 2010. Para isso, as equipes estão sendo treinadas. O treinamento é realizado através de oficinas que têm por objetivo discutir a operacionalização das etapas do trabalho, as atribuições de cada participante e assegurar um grau aceitável de igualdade nos procedimentos.

A oficina de calibração dos profissionais teve início nesta segunda – feira (12/04) e vai até o dia 16 de abril. As instrutoras, Drª. Flávia Littig e Drª. Yoleni Rondon, foram indicadas pela UFES, para calibração dos profissionais.

Já a pesquisa de campo começa a ser feita a partir do dia 19 de abril e vai até o dia 30 de junho. As equipes que farão os exames de casa em casa são formadas por 12 Odontólogos da Prefeitura, acompanhados de 12 anotadores, que são Auxiliares de Saúde Bucal. Os anotadores vão registrar os resultados dos exames realizados nos domicílios.

A Secretária Municipal de Saúde de Linhares, Sônia Dalmolim de Souza, ressalta a importância da colaboração dos cidadãos. "A participação da população é fundamental, uma vez que para realização do SB 2010, a equipe de saúde bucal baterá de porta em porta. Por isso, aproveito para pedir à população linharense que receba a nossa equipe e participe para mostrar as condições de saúde bucal da nossa população", disse.

A pesquisa que é realizada pelo Ministério da Saúde ocorre em todo o Brasil e será realizada nas 27 capitais e em mais 30 municípios do interior de cada região do país. A escolha desses municípios foi feita de modo aleatório. No Espírito Santo, os municípios sorteados foram Linhares e a capital Vitória.

A responsável pela coordenação da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010, em Linhares é a Dra. Flávia Jardim, diretora municipal de Saúde Bucal, que relata a importância de participar da pesquisa para conhecer as condições de saúde bucal da população linharense.

São parceiros da SB Brasil 2010 no Estado, o CRO – Conselho Regional de Odontologia, a UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, a SESA – Secretaria Estadual de Saúde, assim como Secretarias Municipais de Saúde e coordenadores de saúde bucal dos municípios envolvidos na pesquisa. A pesquisa também conta com a parceria da FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz.