Projeto Cinema Itinerante visita mais uma vez os internos do Grupo Resgate

A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Cultura realiza na próxima sexta-feira, 16 de abril, às 19:30h com os internos do Grupo de Resgate, no Córrego Farias, mais uma sessão do projeto "Cinema Itinerante". 

Levar a cultura para toda a população sempre é o objetivo da secretaria. É por isso que esse projeto vem sendo realizado mensalmente com os internos do Grupo Resgate.

Sempre exibindo filmes do gênero comédia, pensando em levar entretenimento e descontração para os internos, o filme que será exibido na próxima sexta-feira é o famoso "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.

O Grupo de Resgate São Francisco de Assis existe há oito anos em Linhares e oferece tratamento para pessoas com dependências químicas. Hoje são 65 internos do sexo masculino, com idade entre 12 e 65 anos que vivem abrigados no local, contando com assistência continuada 24h por dia. A instituição é mantida através de doações de instituições privadas e sociedade civil, além de contar com a participação de internos que já passaram por tratamento no grupo, através de trabalhos voluntários.

Segundo o coordenador do Grupo de Resgate, Altamir Ribeiro de Moura, o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura tem sido muito importante para os internos. "Como trabalhamos com dependentes químicos, nem todos os filmes que são exibidos na televisão, são liberados para os internos assistirem. Os filmes selecionados pela secretaria são filmes que descontraem, trazem um pouco de animação para as pessoas que vivem no projeto e para a comunidade também", ressaltou Altamir.

"Os internos recebem o projeto como uma novidade, participam e se interessam em participar da reflexão que é realizada ao final de cada exibição. Além disso, a iniciativa da secretaria traz uma alegria maior para os internos, eles se sentem honrados em perceber que existem pessoas preocupadas com a recuperação de cada um que ali vive", finalizou Altamir.

Sinopse do filme Tempos Modernos
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.