Emoção na soltura de filhotes de tartarugas na praia de Regência

Das mãos das crianças da Vila de Regência saiu o símbolo que representa 30 anos de luta do Projeto Tamar em todo o Brasil, a liberdade das tartarugas. Na esperança de que criem uma nova geração, cerca de 40 filhotes de tartarugas cabeçudas foram devolvidos ao mar, na base do projeto, em Regência.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participou do evento, que aconteceu no último sábado (10/04), e destacou a importância de ações como essas. "Esse é um grande passo no processo de Educação Ambiental, o que é primordial para a conservação da biodiversidade. Hoje, nós celebramos, na verdade, a vida", disse o Secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa.

De acordo com o Coordenador Regional do Tamar, Antonio de Pádua Almeida (mais conhecido como Toninho), essa soltura simboliza o resultado de um trabalho de conscientização das comunidades ao longo dos anos. "É o momento de comemorarmos esses resultados. Vamos olhar para esses filhotes como se fossem os netos das primeiras tartarugas que salvamos 30 anos atrás", disse Toninho.

A soltura, uma das mais importantes ações desenvolvidas em comemoração aos 30 anos do Projeto Tamar, aconteceu simultaneamente em todas as bases do Tamar no Brasil, de Santa Catarina ao Ceará. Foram devolvidos ao mar, 10 milhões de filhotes de tartaruga marinha, as mesma quantidade de tartarugas protegidas pelo Projeto em toda costa brasileira. Esses filhotes representam a segunda geração de tartarugas do Projeto Tamar.