Secretaria de Cultura reestrutura Lei Lastênio Calmon e homenageia jornalista

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo dia 18 de março, às 19h, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, a reestruturação da Lei Lastênio Calmon Junior. Na ocasião, será lançado o edital para a eleição dos membros da comissão normativa da referida lei. O escritor linharense Elber Suzano será homenageado.

A Secretaria de Cultura planeja e coordena o apoio e a execução de atividades para a difusão e formação cultural, a valorização das raízes culturais da população e o desenvolvimento da cidadania em Linhares. Entre as funções da secretaria, destacam-se: Executar a política de cultura do município, coordenar as atividades de planejamento e organização de programas de formação cultural e artística; planejar e coordenar a implantação, a expansão e a administração de unidades de prestação de serviços culturais.

Cumprindo essas atribuições, a secretaria desenvolve uma série de projetos que visam estimular e preservar o desenvolvimento da cultura linharense. Entre eles está a Reestruturação da Lei Lastenio Calmon, que consiste na concessão de incentivo fiscal para a realização de projetos culturais.

A comissão será constituída por 12 membros titulares que representarão a comunidade artística na Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (COMIC), responsável pela coordenação e apreciação dos projetos a serem contemplados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei Lastênio Calmon Junior.

A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato, por escrito, junto ao setor responsável no Centro Cultural Nice Avanza. É obrigatória a apresentação e comprovação de um currículo profissional sucinto que descreva a experiência profissional.

Confira o edital completo em anexo.

Elber Suzano por Elber Suzano
"Meu primeiro professor de teatro chamava-se Americo Costa. Era jornalista, dava aula de geografia na antiga Escola Técnica Federal e amava teatro. Montou e dirigiu várias peças. Foi minha iniciação como ator.

Uma das minhas admirações no palco (foram poucas, mas valeram) era vez a tranquilidade com que um determinado ator se apresentava. Eu dizia sempre que se viesse a ser diretor de teatro, aquele seria o modelo ideal de interpretação. Serena, segura, tranqüila e altamente comunicativa, sem esforço aparente. Esse ator se chamava Antonio Rosa.  Talvez somente hoje, ele, o dr. Antonio Rosa Pepino, venha a saber disso, embora me conhecesse no meio artístico, em Vitória.

Como autor de peças, meu primeiro orientador foi Milson Henriques. Eu já escrevia pequenos esquetes e performances, mas nunca havia esbarrado em um texto mais completo. Já em Linhares, no início dos anos 70, trouxe o Milson até aqui em Linhares para passar um fim de semana, tendo como objetivo encontrar um final para minha primeira peça completa. Concluimos, a peça foi montada e apresentada. Há dois anos, foi remontada e apresentada na AABB com um grande sucesso: "Está Passando da Hora de Ir para a Cama", que revelou a atriz Janny Bachietti, contracenando com outros artistas que me acompanham há anos: Marlene Fernandes, Kelly Barbosa e Felipe de San. A primeira encenação (com direito a censura federal da época consagrou as já artistas que me acompanhavam Regina Simon, Fátima Custodio, Lili Pazini e Mateus Ferreira.

A experiência adquirida ao longo de todo aquele tempo me facultou "sentir" quem tinha talento em potencial e convidar para participar de meu grupo, que já era conhecido como Academia Elenco de Teatro. Assim surgiram, por exemplo, Luiz Natal em trabalhos memoráveis  nas peças infantis que dirigi (Natal se destacou em Morte e Vida Severina, dirigida pelo saudoso Elcio Cardoso,  peça que atuei como assistente de direção. Ana Claudia Segal, que está estourando em Portugal como autora, artista e pintora, Isabel Taquetti, que nunca antes havia subido em um palco e literalmente "arrazou" em BR-Fim, um texto denso que retratava a vida de um casal de hippies.
Ainda como diretor, tive o privilegio, em Linhares, de dirigir o excelente ator Claudio Lins, no papel central da peça de Walmir Ayala "Nosso Filho vai Ser Mãe", que foi outro grande momento de minha trajetória.

Algum tempo depois, fui dirigir uma peça minha em São Mateus ("Poxa, Teresa!?", inédita em Linhares), quando passei por outro grande momento. Dos 12 atores e uma atriz em cena, sete eram diretores de teatro, ou seja, um elenco de altíssimo nível, que valorizou ainda mais o premio estadual de dramaturgia que havia ganho com o texto.

Computando tudo isso, já ultrapassei os oitenta espetáculos teatrais apresentados somente aqui em Linhares.

Por meu conhecimento (através de oficinas) de iluminação e cenário, tive o prazer de iluminar um grande show dos Inquietos no Ginásio do BNH, que reverenciou os Beatles. Um detalhe: na época, a potência de iluminação utilizada foi maior que a capacidade e assim que começou o espetáculo, o ginásio ficou sem energia. Reduzi a demanda e show pode continuar com o maior sucesso"?.

EDITAL LEI MUNICIPAL LASTENIO CALMON