Produtividade: Prefeitura de Linhares disponibiliza tratores de graça para produtores rurais

Umas das palavras mais atuais no meio agrícola é produtividade. Com o desenvolvimento tecnológico e o acesso à informação, os produtores rurais buscam aumentar a quantidade de bens produzidos em um mesmo espaço de terra. E para isso, muitas vezes, é necessário substituir a plantação: trocar plantas que estão com produtividade decadente por novas.

Para receber a nova cultura é preciso preparar o solo. Por isso, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, disponibiliza cinco tratores de pneu capazes de arar, sucar e gradear o solo. São serviços fundamentais para que o terreno possa receber a plantação.

Os tratores trabalham cerca de 850 horas por mês em todo o município, atendendo a aproximadamente 50 produtores rurais. Atualmente, as máquinas agrícolas se encontram nas regiões de Povoação, Farias, Córrego Doutor Jones e Rio Quartel.

Grande parte das solicitações de máquinas é de pecuaristas que desejam substituir a pastagem e de agricultores que cultivam mamão uma vez que essa cultura geralmente é renovada a cada dois anos e seis meses. Os produtores de maracujá também recorrem constantemente às horas de máquina oferecidas pela Prefeitura.

"Sabemos das dificuldades que passam aqueles que buscam na zona rural o sustento de suas famílias. Mais uma vez afirmo que trabalhamos para contribuir com a agricultura familiar e uma maneira de fazê-lo é diminuindo os custos do homem do campo sempre que possível, como oferecendo o serviço das máquinas", destacou o secretario municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, Dalziso Armani.

O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Córrego Farias ? Aprucof, José de Melo, frisou o benefício concedido aos agricultores com a oferta das horas de máquina.

"Nós produtores, economizamos cerca de R$ 80 reais por hora de serviço de trator com as máquinas oferecidas pela Prefeitura. E como dificilmente o trabalho é realizado apenas em uma hora, a economia ganha grandes proporções", disse, satisfeito.

Informações para a Imprensa
Ananda Bisi
27 3372 1829