Prefeitura acolhe e retira andarilhos das ruas de Linhares

Um morador de rua pode ter diferentes razões para optar por um estilo de vida como esse. Alguns enfrentam transtornos mentais, outros problemas familiares, uns são aventureiros, outros imigrantes em busca de emprego e uns apenas escolhem essa opção. Mas, existem ainda aqueles que buscam por uma mão acolhedora e a Prefeitura de Linhares vem fazendo este papel.

Com o lema "Cuidar das Pessoas", a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social acolhe em média 120 pessoas todos os meses na Casa da Acolhida ao peregrino São Francisco de Assis. Só em 2009 foram atendidos 1.683 moradores de rua. Eles recebem assistência médica hospitalar, alimentação, vestuário, hospedagem e passagem para retornarem à suas cidades de origem.

Este ano, apenas nos dois primeiros meses mais 273 andarilhos foram acolhidos, ou seja, cerca de cinco pessoas por dia recebem de volta a dignidade e a oportunidade de recomeçar a vida. São pessoas de vários estados brasileiros como Bahia, São Paulo, Maranhão, Pernambuco e ainda de outros países. Em fevereiro, um casal de Uruguaios e três filhos menores de idade receberam atendimento, eles puderam continuar a viagem rumo à Vitória graças ao auxílio da Secretaria de Assistência Social.

A Secretaria também disponibiliza uma equipe e veículos que fazem abordagens nas ruas da cidade. A equipe conta ainda com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Eles recolhem os andarilhos e os levam até a Casa de Acolhida. Quando necessário é utilizada uma ambulância para fazer o atendimento.
 
De acordo com Adirlete Loureiro Duarte, coordenadora da Casa da Acolhida, mesmo com o apoio da Prefeitura, muitos andarilhos (a maioria residentes de Linhares) insistem em viver em condições sub-humanas. "Nós acolhemos todos os moradores de rua que vêm até a casa ou que são recolhidos pela equipe de abordagem. Imediatamente providenciamos o encaminhamento para suas respectivas cidades. Mas, infelizmente alguns insistem e retornam para as ruas. A maioria deles possui casa e família". A coordenadora atribui essa resistência ao vício do álcool e de outras drogas.

A Casa da Acolhida ao peregrino São Francisco de Assis fica localizada no bairro Olaria e é mantida apenas com recursos da Prefeitura e doações. Quem desejar acionar o serviço da equipe de abordagem ou fazer doações pode ligar para o telefone 3371-1466.