Prefeitura de Linhares constrói caixas secas de olho nas chuvas de março

Os meses de seca que assolaram a região norte do Estado neste princípio de ano, apesar de deixarem os agricultores preocupados, foram aproveitados para preparar medidas para o período de chuva.

Uma atitude da Prefeitura de Linhares, em parceria com produtores rurais do distrito de São Rafael, durante a estiagem será de fundamental importância durante as chuvas predominantes no mês de março: a construção de caixas secas.

Feita com máquinas retroescavadeiras, as caixas secas são "buracos" cavados principalmente em regiões de declive para conter a água da chuva. Além de evitar a erosão nas estradas, a água contida retorna ao lençol freático contribuindo para o aumento da umidade.

Outro benefício alcançado é evitar o assoreamento dos córregos e rios. A velocidade da água, quando não é interceptada, pode deslocar terra e até mesmo materiais poluidores, como garrafas pet, para os rios. Com a construção de caixas secas, a água que antes seguia em alta velocidade até os rios, é contida.

Só na região de São Rafael mais de 100 caixas secas foram escavadas em 2010. O maquinário utilizado faz parte da Patrulha Mecanizada, que foi entregue pela Prefeitura de Linhares aos moradores do maior distrito do município em janeiro.

A Patrulha é formada por três tratores de pneu, duas patrol, dois caminhões com caçambas toco, uma retroescavadeira e um caminhão com carroceria.

"Tínhamos um sério problema com nossas estradas rurais no período de chuvas. A velocidade da água fazia crateras nas estradas de chão e impossibilitava o trânsito. Com as caixas secas, além de conter a erosão, permitiremos o aumento do volume de água no lençol freático", ressaltou o presidente da Associação de Moradores de São Rafael e região, Clovis Tessarolo.

O que determina o tamanho da escavação e de quanto em quantos metros ela será feita são as condições geográficas do terreno. Quanto maior a declividade, mais caixas secas devem ser escavadas para diminuir a velocidade da água.

A manutenção deve ser realizada uma vez por ano, quando é feita a limpeza da caixa e retirado o excesso de terra acumulado no período. O tempo médio para a construção de uma caixa é de uma hora.

"Estamos conscientizando nossos agricultores da importância das caixas secas e assim conseguindo adesão e permissão para escavá-las. Ganha a Prefeitura, que terá menos custo com a manutenção das estradas; ganha o meio ambiente, uma vez que evita o assoreamento de rios", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, Dalziso Armani.