Dia de Rainha: Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Que tal começar o dia da mulher ganhando rosas, cuidando dos cabelos, das unhas, fazendo uma bela maquiagem, recebendo uma massagem relaxante, ganhando presentes, aferindo a pressão arterial, medindo o índice de glicose e de massa corpórea e recebendo orientações de como cuidar da saúde? Foi assim a manhã desta segunda-feira (08/03) das mulheres que visitaram a Unidade Sanitária do bairro Araçá.

Os atendimentos oferecidos fazem parte da campanha "Mulher em foco" em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Além dos tratamentos de beleza, profissionais dos programas municipais de saúde forneceram orientações sobre diversas doenças como: câncer de mama e de colo de útero, câncer de boca e de pele. Kits de higiene bucal também foram distribuídos. As usuárias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Linhares realizaram uma apresentação musical durante o evento.

O Prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon, acompanhou de perto os atendimentos realizados e aproveitou o momento para homenagear as mulheres presentes distribuindo rosas. Quem também participou das comemorações foi à Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza, o Secretário Municipal de Ação Social, Tarcísio Silva e presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Salvador.

Segundo Zanon, ações como estas deveriam ser realizadas o ano inteiro em Linhares. "A mulher merece homenagens e cuidados sempre, por isso entregaremos em Maio a Casa da Mulher, um lugar que centralizará todos os serviços dedicados a vocês", afirmou o prefeito.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim, o principal objetivo do evento é mostrar para as mulheres presentes, a importância de cuidar da saúde. "Queremos principalmente conscientizá-las sobre a importância da prevenção e dar a elas a oportunidade de conhecer melhor as maneiras de cuidar do próprio corpo", afirmou.


A diretora da Unidade Sanitária, Lucineri Ronquetti Silva, ressaltou o objetivo da ação. "A comemoração levanta a auto-estima da mulher, ressalta a sua valorização e mostra o quanto ela é importante na sociedade", afirma a diretora.

O evento na Unidade Sanitária do bairro Araçá aconteceu até as 12 horas, mas as outras unidades de saúde do município continuam em festa, como é o caso dos postos de saúde, do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) e da unidade móvel, que está na fazenda São Luiz, em Povoação.