Prefeitura prepara estradas rurais para colheita do café

Já está próxima a colheita do café, um dos principais produtos agrícolas da região norte do Espírito Santo. A safra tem início no final de março e deve se estender até maio. Uma das principais preocupações dos produtores rurais é o escoamento da produção, que pode ser dificultada por estradas com péssimas condições de tráfego.

O que pode parecer problema para alguns é motivo de tranquilidade para os agricultores do distrito de São Rafael. É que a Patrulha Mecanizada, equipamentos agrícolas entregues em janeiro pela Prefeitura de Linhares aos moradores da região, já soma mais de 500 horas de trabalho e o patrolamento em todas as estradas mestres do distrito.

Dentre os equipamentos que foram entregues estão: três tratores de pneu, duas patrol, dois caminhões com caçambas toco, uma retroescavadeira e um caminhão com carroceria. O maquinário está fazendo manutenção e recuperação de estradas, abertura de terreiros e de caixas secas, conservação de bueiros, retirada de encostas com risco de desmoronamento, dentre outros serviços recorrentes no meio rural.

O Prefeito Guerino Zanon reconhece o investimento na agricultura familiar como fundamental para o crescimento social e econômico do município. "Dar boas condições de trabalho para nossos pequenos produtores é meta da Prefeitura e estamos nos empenhando para isso. A Patrulha Mecanizada é uma excelente ferramenta para a vida do homem do campo", ressaltou Zanon.

"Esse maquinário agrícola é o que estávamos precisando. A colheita do café este ano tem tudo para ser tranquila no que diz respeito às estradas agrícolas. E além da colheita, esses equipamentos muito contribuem para o ir e vir de nossos moradores", afirmou o Presidente da Associação de Moradores de São Rafael, Clóvis Tessarolo.