Linhares comemora Dia Nacional do Turismo

Linhares –  Lagoas de águas cristalinas, praias, calor, cultura, gastronomia, trilhas ecológicas, cachoeiras, agroturismo, história, entre outras qualidades. Belezas e peculiaridades que fazem do município um paraíso, e da atividade turística um setor em expansão. Cerca de 600 mil turistas visitam o município anualmente e atrair investimentos e turistas é um desafio que passo a passo a Secretaria de Turismo tem enfrentado.

Porém motivos de sobra é que não faltam para os linharenses, a administração pública e os empresários locais comemorarem este dia 2 de março, Dia Nacional do Turismo quando o município contabiliza muitos ganhos e avanços no setor.
Em menos de um ano de atuação, a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Linhares tem trabalhado em prol do desenvolvimento do turismo no município, pensando o setor de forma estratégica e como atividade socioeconômica capaz de gerar emprego e renda.

Portanto, a data é de comemoração pelos resultados alcançados e de expectativa da realização das ações propostas no Plano do Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Linhares. A Secretaria de Turismo está focando suas ações baseada em três vertentes: qualificação, infraestrutura e promoção.


Qualificação, infraestrutura e promoção

Um passo relevante para o Turismo em Linhares foi a criação do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), que acredita que a união da gestão pública com a iniciativa privada pode coordenar ações de incentivo e promoção do turismo, orientar e planejar o desenvolvimento do setor no município.


Atualmente em Linhares, 2.500 trabalhadores estão empregados diretamente no setor do turismo, e 9,5% dos profissionais de bares, restaurantes, hotéis e agências de viagem foram qualificados em quatro meses de trabalho.  A intenção é formar e qualificar cada vez mais essas pessoas e garantir melhorias no atendimento ao turista que visita o município.

Segundo a Secretária de Turismo de Linhares, Marcia Abrahão, as ações estão coerentes com a visão da atual administração pública e do Prefeito Guerino Zanon, por buscar investir nas pessoas. "Estamos focando na qualificação e na auto-estima dos profissionais para que eles atendam cada vez melhor o turista que vem a Linhares. Para trazer gente é preciso saber receber", afirmou.

Outra peça importante, ainda com foco na qualificação:O projeto de padronização dos táxis do município. Já aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, estabelece que todos os táxis de Linhares, dentro de três anos, deverão ser padronizados visualmente, o que facilitará a identificação pelo turista.


A Secretaria de Turismo também registrou um aumento de 6% durante a alta temporada (janeiro e fevereiro) no município e no litoral. Um diferencial foram os três pontos de informações turísticas distribuídos estrategicamente – na sede do município, no Pontal do Ipiranga e em Regência.


Outra vitória significativa para o turismo linharense foi a contratação de uma empresa que fará a sinalização turística do município. Com a instalação das novas placas a intenção da Prefeitura é informar, orientar e facilitar o acesso, além de incentivar os turistas e a população local a conhecerem os inúmeros atrativos turísticos de Linhares.


Em relação à divulgação do município, a Secretaria de Turismo, tem participado de diversos eventos estaduais, regionais e nacionais no intuito de promover cada vez mais o município, conquistar novos investimentos e estabelecer fluxo de relacionamento com as agências de viagem para que o destino turístico Linhares seja inserido na gama de produtos oferecidos as pessoas que gostam de viajar.


Ainda na promoção, a Secretaria de Turismo, juntamente com empresários, parceiros confeccionou folders que retratam o potencial de Linhares no setor. O Mapa Turístico divulga os principais pontos e ensina ao turista chegar às localidades. Outra novidade no turismo em Linhares, é que o mapa pode ser lido em dois idiomas: português e inglês, o que representa uma administração moderna preocupada em atender cada vez melhor o turista que chega ao município.


Os empresários estão enxergando Linhares como fonte de desenvolvimento do setor turístico tanto de lazer como de negócios. Uma prova de que o município tem apresentado crescimento é que cerca de 10 hotéis estão em ampliação e em 2011 chegará a Linhares um hotel da Rede Bristol. O Bristol Hotel será na área central da cidade com 120 unidades de hospedagem, sala para 350 pessoas e total estrutura para negócios. De acordo com a empresa o investimento em Linhares é porque a região se destaca pelo grande impulso na área de petróleo e gás, além do comércio, agricultura e pecuária.


Com as melhorias na qualificação dos serviços e os investimentos em infraestrutura oferecidos pela Prefeitura, esses empreendimentos tendem a crescer, e no próximo Dia Nacional do Turismo provavelmente Linhares estará comemorando novos números, novos empregos e novos investimentos econômicos.