Carnaval 2010: Prefeitura adota medidas contra a poluição sonora nas praias

"Poluição Sonora: você pode ajudar a evitar". Esse é o slogan da campanha de combate a poluição sonora da Prefeitura de Linhares. Os balneários da cidade já estão participando da campanha. Eles estão preparados para alertar os turistas sobre as restrições referentes ao abuso do som alto principalmente durante o carnaval. O objetivo do projeto é a conscientização através da educação ambiental, e, posteriormente, a punição por meio da fiscalização.
 
Em Pontal do Ipiranga, quem curte o som alto terá local exclusivo, entre a primeira e a segunda avenida, na rua próxima a praia. Nos demais locais do balneário não será permitido carro de som como também na Vila de Regência. De acordo com os moradores da Vila, desde que a campanha começou a pessoas estão respeitando a tranqüilidade do lugar.
 
Os visitantes dos balneários estão sendo orientados pela própria comunidade local. A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu cartilhas educativas em todos os estabelecimentos do litoral linharense, além de fixar placas nos locais contendo a lei que proíbe a prática do barulho excessivo. Durante o período do carnaval a fiscalização vai ficar por conta da Polícia Militar.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, esse projeto é muito importante, pois visa educar para coibir a emissão de ruídos e já está surtindo efeito. "A conscientização é o meio mais eficaz para sanar a poluição sonora, um mal que atinge as principais cidades com elevado índice de crescimento. Além de perturbar o sossego, a poluição sonora causa problemas à saúde humana", disse Scaramussa.