Prefeitura cria Unidade Municipal de Conservação de Degredo

Localizada a 62 km do centro da cidade, a praia de Degredo terá enfim uma Unidade de Conservação. A área possui 2.500 hectares de extensão e fica entre Pontal do Ipiranga e Povoação. Sua vegetação de restinga abriga centenas de espécies de orquídeas e bromélias selvagens. Seu litoral deserto é área de desova de tartarugas marinhas.
 
A Unidade de Degredo é considerada uma Unidade de Uso Sustentável. No Código de Meio Ambiente do Município (art. 36) está prevista como uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Mas a Unidade ainda é reconhecida de sua forma mais primitiva apenas na lei e a Prefeitura quer mudar isso. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) trabalha na formação de parcerias com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e empresas privadas, para elaborar um plano de manejo para a Unidade.
 
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, essas parcerias são fundamentais. "Almejamos a preservação da Unidade de Degredo e ainda torná-la realmente de uso sustentável. Estamos exigindo do IEMA, que todos os empreendimentos que forem destinados para o local, tenham como foco de compensação, a implementação da Unidade", garante o secretário. O biólogo da Semam, Fabrício Borghi Folli, diz que a região do Degredo apresenta características naturais admiráveis e que a implementação da Unidade de Conservação é garantia da proteção desse ecossistema.   

As Unidades de Conservação são porções delimitadas do território nacional, especialmente protegidas por lei, pois contêm elementos naturais de importância ecológica ou ambiental. Em geral, ao se definir uma área a ser protegida, são observadas suas características naturais e estabelecidos os principais objetivos de conservação e o grau de restrição à intervenção antrópica (qualquer movimento exercido pelo homem sobre a natureza).
 
Linhares possui ainda outra área de conservação, a de Barra Seca, que é considerada uma Área de Proteção Paisagística.