Trilhas na restinga e praia deserta encantam quem visita Degredo

A Vila de Degredo, no litoral de Linhares, é uma remanescente comunidade quilombola. Naturalmente os moradores além da receptividade e da simplicidade, sabem de muitas histórias e causos, tornando-se assim cultura viva da região. Além do povo, o grande atrativo turístico de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias desertas, próprias para prática de atividades como surf e pesca.

 Na Vila, o Projeto Ecocidadania (Petrobrás) fez uma das trilhas ecológicas. Em meio a exuberante mata nativa da praia, está o caminho e a natureza a serem descobertos. A cada olhar uma nova surpresa. O passeio é orientado por placas com as indicações de que espécies de animais e plantas serão encontradas, tudo devidamente explicado, uma fonte de aprendizado natural.

Seguindo em direção norte pela estrada que liga Degredo ao Pontal do Ipiranga encontram-se novos roteiros e trilhas. O acesso às trilhas pode ser de automóvel até certo ponto ou de veículo de boa tração até a entrada. A dica é ir a pé, que garante mais aventura durante o caminho. Na estrada também se encontram lagoas, Mata Atlântica remanescente, belos cenários naturais e algumas fazendas de gado.
 
Uma das partes mais interessantes do trajeto é a observação da vida silvestre. Nas trilhas na restinga, em meio ao clima quente e seco florescem delicadas orquídeas e bromélias que colorem a vegetação e alegram o caminho até o mar.
 
De acordo com a Secretária de Turismo, Márcia Abrahão o Delta do Rio Doce composto por Povoação, Regência, Degredo e Pontal do Ipiranga tem um grande potencial turístico a ser explorado. "O turismo como fator sócio econômico pode ser uma grande fonte de geração de emprego e renda para as comunidades desses belos locais", finalizou Abrahão.