Prefeitura de Linhares entrega Outorga das Bolsas nos dias 10 e 11 de fevereiro

Os alunos contemplados com as 300 bolsas de estudo oferecidas pela Prefeitura de Linhares em instituições de ensino superior devem retirar a Outorga da Bolsa na próxima quarta e quinta-feira (10 e 11). O documento será entregue na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Nilo Peçanha, nº 82, bairro Shell, das 8 às 18 horas.

Para efetuar a matrícula nas instituições em que foram aprovados, além dos documentos requeridos pela faculdade, o bolsista deve apresentar a Outorga, que servirá como comprovante de que o aluno foi contemplado com a bolsa de estudo. As matrículas devem ser efetuadas impreterivelmente até sexta-feira (12).

Programa Social de Incentivo e Acesso ao Ensino Superior

O acesso dos 300 estudantes ao ensino superior é viável por meio do programa criado pelo prefeito Guerino Zanon que concede gratuitamente bolsa de estudo integral em instituições privadas de ensino. A proposta foi discutida com os estudantes do ensino médio, que aprovaram a iniciativa.

A concessão de bolsas integrais está alinhada ao Programa Social de Incentivo e Acesso ao Ensino Superior, aprovado por unanimidade na Câmara de Veradores. As vagas foram adquiridas em cursos de graduação da rede particular de ensino superior, mediante adesão da instituição interessada.

Para se candidatar a uma das 300 vagas de graduação, o aluno teve que obedecer a critérios como: ter cursado todo o ensino médio na rede pública local ou na rede privada na condição de bolsista integral; não possuir financiamento estudantil e nem ser bolsista de outro programa de bolsas. Além disso, o candidato não pode ter qualquer outra formação de nível superior.

O aluno teve ainda que comprovar que não possui condições de arcar com seus estudos. Foi necessário que a renda per capita (soma da renda bruta mensal individual dos membros da família) fosse igual ou inferior a R$ 765,00. Um terço das bolsas disponibilizadas no Programa foram destinadas, preferencialmente, aos estudantes com renda per capita igual ou inferior a R$ 382,50.