Linhares: área com preservação de Restinga

Cuidar do nosso patrimônio verde é o compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sua linha de trabalho é a educação ambiental, por isso constantemente oferece informações, curiosidades e dicas de preservação de nossas riquezas. O objetivo da Secretaria é orientar as pessoas sobre a importância que a natureza tem para a vida do ser humano e o que devemos fazer para preservá-la.

Linhares possui uma vasta biodiversidade com diferentes tipos de vegetação, uma delas é a restinga que podemos encontrar ao  longo de todo o nosso litoral. A restinga possui uma variedade muito grande de espécies de animais e plantas que possuem características específicas do solo arenoso e salino. Sua vegetação é rasteira, contém alguns arbustos com ramos retorcidos, orquídeas, bromélias e outros tipos.

A restinga serve como uma barreira natural, quebrando o vento e a maresia e ainda impedindo o avanço da areia. Mas, apesar de ter um importante papel no equilíbrio do ecossistema, a restinga também sofre com a ação do homem. Em lugares aonde a urbanização chega de forma acelerada, muitas vezes esse tipo de vegetação passa a ser usada como depósito ilegal de lixo e fonte clandestina de areia para a construção civil.

Em Linhares a maior parte dessas áreas é preservada em uma extensão que compreende desde a foz do Rio Doce, em Regência, até o balneário de Barra Nova. Regência, Povoação e Degredo possuem trilhas nessas áreas para que os turistas e interessados possam conhecer essa riqueza natural. Pontal do Ipiranga possui duas trilhas: Trilha das Tartarugas e Anjos da Alagoinha, todas na estrada que dá acesso ao Rio Ipiranga.

Essas trilhas foram criadas com a iniciativa do Ecocidadania, um programa da Petrobras, e são sinalizadas com placas que além de indicar o caminho, informa os tipos de animais e plantas que existem no local. De acordo com o Coordenador Local do Programa, Victor Roque Pancieri, muitas pessoas querem fazer esse tipo de turismo, mas não sabem que podem acabar destruindo a restinga por falta de informação, por isso o Ecocidadania criou as trilhas de forma ordenada e com as indicações necessárias.

Roque ainda dá dicas de como fazer uma trilha saudável. "Quando visitar essas áreas de preservação, o correto é não tocar nas plantas e animais e fazer silêncio para não assustá-los. Não jogar lixo em meio a mata e procurar usar roupas leves e tênis para não prejudicar a saúde", diz o coordenador. Se você deseja conhecer esse tipo de vegetação comum em nossa região procure uma reserva em um de nossos balneários e fique atento às dicas de preservação. Bom passeio!

Lenda

Em Pontal do Ipiranga, a criação da trilha Anjos da Alagoinha resgatou um pouco da cultura do balneário. Conta a lenda que neste local existe um cemitério que tem mais de 100 anos e fica na duna mais alta da restinga. No lugar já foram enterradas mais de cinqüenta crianças da comunidade, a maioria são fetos que por motivos naturais foram abortados. Algumas pessoas já avistaram essas crianças brincando na praia e na mata. Por isso o nome Anjos da Alagoinha.