Verão 2010: Dicas de saúde para não ter problemas na temporada mais quente do ano

Todos nós sabemos que o sol é fundamental para a vida em nosso planeta. Porém, a exposição exagerada aos raios ultravioletas pode causar alguns danos à saúde. E para não ter problemas e curtir a temporada mais quente do ano com tranquilidade a Secretaria Municipal de Saúde dá algumas dicas, como a importância do uso correto do protetor solar (filtro solar) .

Quem explica a importância de se proteger do sol é a dermatologista da rede municipal de Saúde de Linhares, Drª. Elisabeth Lima M. A. Barboza. "O uso do protetor solar tem como principal importância proteger a pele contra os efeitos nocivos (prejudiciais) do sol como o envelhecimento precoce da pele e a formação do câncer de pele, por isso ele é indispensável", afirmou.

Ela ressalta ainda qual o protetor ideal para diferentes tipos de pele. "Pessoas com pele clara necessitam de filtros com FPS igual ou maior que 30. Para quem tem tonalidade morena, protetor com FPS 20 já é suficiente para garantir a proteção", disse.

Além do protetor solar, outras medidas fotoprotetoras devem ser utilizadas como: o uso de chapéu, boné, roupas leves e óculos de sol com lentes que bloqueiem os raios ultravioleta (lentes UV).

De acordo com a Drª Elisabeth, o sol tem várias funções benéficas: ação antibacteriana e antidepressiva, a transformação da pró-vitamina D em vitamina D na pele, dentre outras, mas nos horários inadequados podem trazer alguns problemas, por isso ela faz um alerta: "O horário adequado para exposição solar é antes das 11 horas ou após as 16 horas. Fora do horário de verão, antes das 10 horas e após as 15 horas", explica.

Como aplicar filtro solar:

É necessário aplicar uma camada espessa e uniforme de protetor, espalhando bem nas áreas que serão expostas, 30 minutos antes da exposição.

Não esquecer, de aplicar nas mãos, orelhas e pés e deve ser reaplicado em exposições prolongadas ao sol, a cada duas horas, ou imediatamente após o contato com água ou suor.

Para o rosto, aconselha-se protetor com fator de proteção maior que o do corpo e com apresentação adequada ao seu tipo de pele.