Tradição: Secretaria de Cultura realiza 1º encontro de grupos de Folia de Reis

Por ser uma tradição de fé da cultura popular a Folia de Reis se esparramou no Brasil porque é levada no coração dos seus devotos. Registrar é ajudar a transmitir a expressão para os mais novos, não deixando a tradição virar lenda. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cultura, realiza no próximo dia 20 de janeiro, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, o 1º Encontro dos Grupos de Folia de Reis.

Em seu livro "Pequeno Espólio e outros escritos", o Secretário de Cultura e escritor, Antônio Bezerra Neto, utiliza uma afirmação de Jaime Lopes Dias para definir a Folia de Reis: "a Folia de Reis é uma espécie de confraria, meio sagrada, meio profana, instituída para implorar a proteção divina contra pragas e malinas", afirma Jaime.

Durante o encontro haverá inda visitação dos grupos pela famosa Rua da Conceição, uma conferência e ao final apreciação de quitutes, como bolachas, biscoitos, chás, em especial de erva doce, canela e cidreira. Os quitutes serão todos doados e feitos por próprios moradores da Rua da Conceição.

A Folia de Reis

A folia, de origem portuguesa, é toda envolvida por ritos. No grupo há personagens como o mestre (possui amplo conhecimento da festa, e tem autoridade total sobre os demais. Também é o responsável pela cantoria, narrando a visita dos magos a Jesus), o contramestre (responsável por arrecadar os donativos para a festa), o palhaço (sua função é proteger Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. Aos palhaços cabe o papel de pedir aos donos das casas visitadas, os donativos para a festa), alferes (uma pessoa respeitada da comunidade que conduz a bandeira, e não pode ser ultrapassado por ninguém. Representa a autoridade espiritual), os músicos (tocam pandeiro, violão e outros instrumentos) e os foliões (pessoas da comunidade, que participam da festa).

Confira a programação do encontro:

19h – Encontro dos Grupos de Folia de Reis
19h30min: Visitação pela Rua da Conceição
20h30min: Conferência – A Origem da Folia de Reis
21h: Quitutes.