Prefeitura distribui gratuitamente mudas de espécies nativas para produtores rurais

Produtores rurais de Linhares estão recebendo doações de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica. A iniciativa é da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aqüicultura e Abastecimento. São 28 espécies distribuídas gratuitamente. São mudas para serem plantadas em áreas degradadas de margens de rios, igarapés e reservas nas propriedades dos produtores rurais em sistemas agroflorestais.

As mudas de angico, araribó rosa, boleira, cedro rosa, ipê amarelo, jenipapo amarelo, jequitibá branco, pau d?alho, sapucaia, e jacarandá, são germinadas no viveiro do projeto social Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança. A Secretaria Municipal de Agricultura é a responsável pela entrega das mudas.

A distribuição das mudas funciona assim: para receber as espécies nativas basta o produtor rural preencher um Formulário de Cadastramento da Propriedade na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no centro ? próximo ao Guararema Clube, das 7 às 18 horas. O telefone da Secretaria é o 3372 2013. Cada produtor tem direito de retirar no projeto até 500 mudas de espécies variadas.

As mudas não possuem nenhum custo para o produtor rural. No entanto, o secretário de Agricultura, Dalziso Armani, esclarece que, a Prefeitura fornece apenas as mudas das árvores nativas, sendo a manutenção (coroamento, irrigação, limpeza, dentre outros) por conta do proprietário.

Armani destaca ainda que os produtores que tiverem dúvidas sobre o plantio das mudas e como proceder na manutenção das mesmas, podem acionar a equipe formada por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Secretaria Municipal de Agricultura para tirar as principais dúvidas e dar dicas importantes para o crescimento saudável das mudas.

"Com a distribuição das mudas está sendo possível reflorestar áreas desmatadas, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e a manutenção de todas as formas de vida que dele dependem", destaca Dalziso Armani.

Ele também acredita que o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica nas propriedades do município, permite a geração de renda aos produtores e a preservação do meio ambiente "Os resultados demonstram que é possível colocar em prática a legislação ambiental aliada à sustentabilidade", finaliza o secretário.