Prefeitura de Linhares lança projetos ambientais em Regência

Na última sexta-feira (11/12) a Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Meio Ambiente lançou no balneário de Regência mais dois novos projetos ambientais. O "Eco Berimbau" e "Poluição Sonora: você pode ajudar a evitar" foram destaques no evento de comemoração aos 30 anos de existência do Projeto Tamar no Brasil. Moradores e ambientalistas ficaram satisfeitos em ver a preocupação da Prefeitura em proteger e zelar pela natureza, cultura e tranqüilidade da Vila de Regência.

O evento promovido pelo Projeto Tamar e se estendeu por todo o dia com uma programação diversificada. Foram desenvolvidas reuniões técnicas onde se apresentou os resultados obtidos nesses 30 anos de ações do projeto, além de apresentações de bandas locais de congo, coffee break e shows na Praça. A Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Abaurre esteve presente no evento juntamente com autoridades locais e de municípios vizinhos.

O objetivo do Projeto Eco Berimbau é fortalecer a cultura afro-descendente, ensinar e incentivar a prática esportiva da capoeira nas comunidades, a confecção de berimbaus como renda para a população local e ainda a preservação ambiental principalmente da biriba, matéria-prima do berimbau. Já o projeto de combate a Poluição Sonora, visa trabalhar de forma educativa no combate a poluição sonora causada por estabelecimentos, casas de show, carros de som e outros. A proposta da Prefeitura é educar ao invés de punir.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lucas Scaramussa, o objetivo do trabalho de combate a poluição sonora será conscientizar moradores e visitantes dos problemas que o excesso de barulho pode causar a saúde. "Queremos preservar um dos maiores atrativos turísticos de Regência, a tranqüilidade e a natureza. Vamos trabalhar de forma preventiva e contamos com o apoio da comunidade", disse Lucas.

Os projetos lançados pela Prefeitura serão aplicados não só em Regência, mas também em outros balneários e bairros da cidade. A intenção da secretaria de Meio Ambiente é trabalhar em prol da preservação e educação ambiental além de garantir os direitos humanos.