Centro Especializado Pestalozzi inaugura centro de equoterapia

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (24/11) o Centro de Equoterapia do Centro Educacional Especializado Bem-Me-Quer – a Pestalozzi. Com a técnica, os profissionais irão realizar um importante trabalho de reabilitação com as crianças portadoras de deficiências e necessidades especiais atendidas pelo Centro.

O evento contou com as presenças do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, da secretária municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, do secretário de Ação Social, Tarcísio Silva, do secretário Chefe de Gabinete, Marleno Vendramini, do presidente da Câmara Municipal de Linhares, Ivan Salvador Filho, e da Diretora da Pestalozzi, Marlene Felisberto Fiorot e toda a equipe de profissionais que atua no Centro Especializado, além de empresários locais.

O Centro de Equoterapia implantado com o apoio da Prefeitura de Linhares emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A equoterapia começou a ser praticada no Brasil há apenas 15 anos e já obteve resultados surpreendentes. A eficácia do tratamento por este método vem sendo cada vez mais comprovada por adeptos, especialistas e profissionais da saúde.

Em Linhares, o projeto é coordenado pela terapeuta ocupacional, Roberta de Mendonça Porto, e pelo fisioterapeuta Rômulo Tessarolo, que recentemente estiveram em Brasília para realizar um curso sobre a nova técnica. Ela explica como funciona o Centro de Equoterapia da Pestalozzi.

"É um trabalho complementar e os resultados dependem de vários fatores e da patologia de cada criança. O contato da criança com a natureza e o atendimento por uma equipe interdisciplinar são alguns diferenciais que ajudam a colher bons resultados, pois foge dos tratamentos convencionais, dentro dos consultórios, onde o paciente é assistido por apenas um profissional", afirma Roberta.

"Esse é um projeto que estamos iniciando e que pretendemos atingir todas as crianças do Centro Especializado. As técnicas da equoterapia serão aplicadas todos os dias da semana de segunda a sexta-feira. Inicialmente, cada criança estará fazendo tratamento duas vezes por semana", explica a terapeuta ocupacional.

Para a secretária municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, a utilização do cavalo na fisioterapia do paciente vem revolucionando o tratamento de pessoas excepcionais, melhorando seus movimentos, reflexos e estímulos, o que representa em vários casos uma significativa melhoria na qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais. "A implantação do Centro de Equoterapia vai beneficiar de forma significativa à qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais", reforça Ana Paraíso.

Guerino Zanon: um "sonho antigo"

O prefeito Guerino Zanon, que esteve presente na inauguração do Centro, disse que a implantação do novo espaço era um sonho antigo. "O contato com os cavalos será importantíssimo na reabilitação de crianças com necessidades especiais. Imagine a felicidade de uma criança, que necessita de uma cadeira de rodas para se locomover, poder andar de cavalo. Estamos olhando para o futuro e acreditando que essas crianças, antes excluídas, poderão participar normalmente de atividades esportivas", disse o prefeito.