Prefeitura de Linhares trabalha para recuperar estragos da chuva

A Prefeitura de Linhares se empenha para reverter os estragos causados pelo grande volume de chuva que caiu sobre a região nos últimos dias. As conseqüências vão de famílias desabrigadas a comunidades isoladas. O esforço é para normalizar o quanto antes o cotidiano da cidade, sobretudo no interior, no que depende da ação do poder público municipal.

Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil divulgou um balanço das ações nos bairros e distritos do interior de Linhares em situação de emergência, causada pelas fortes chuvas que caíram em todo o Espírito Santo. Há seis dias sem chuva, a cidade volta aos poucos ao seu ritmo normal.

Os prejuízos econômicos e sociais atingiram 27 famílias em 03 bairros (Nova Esperança, Olaria e Interlagos), 01 distrito (Rio Quartel) e 03 balneários (Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga).

Desses, 83 pessoas ficaram desalojadas e 34 pessoas desabrigadas. Povoação foi o mais atingido, com 04 famílias desabrigadas ? que foram alojadas na escola do balneário, seguido de Rio Quartel com 06 famílias afetadas pela chuva que alagou 20 casas somente em uma rua, a das Flores.

A Defesa Civil registrou o soterramento de uma residência no bairro Conjunto Juparanã ? na comunidade Vila Capixaba. O morador, que é solteiro e tem 54 anos, perdeu, inclusive, todos os documentos. Outras três casas foram destruídas com a força das chuvas: 01 no bairro Aviso, 01 no bairro São José e 01 no bairro Santa Cruz.

A Defesa Civil tem avaliado, permanentemente, os danos nas áreas prejudicadas e realiza ações assistenciais. As pessoas interessadas em fazer doações para as famílias atingidas pelas chuvas ? como alimentos, produtos de higiene e limpeza, e roupas de cama (cobertores), deve levá-los a sede do Batalhão do Corpo de Bombeiros ? localizado na Avenida Jones dos Santos Neves, no centro.

Conforme o Coordenador da Defesa Civil em Linhares, Antônio Carlos dos Santos, foram afetadas com as chuvas aproximadamente 30% da população da sede do município e 98% da zona rural, o que revela mais de 40 mil pessoas prejudicadas.

Aliás, o interior registra estragos por todas as partes. Várias estradas foram danificadas prejudicando o tráfego de veículos. Na região de Degredo a estrada ficou interrompida. No Pontal do Ipiranga várias ruas ficaram intransitáveis e a principal estrada de acesso ao balneário ficou danificada.

Obras

Queda de barreiras, desmoronamento de pedras, bueiros e pontes danificadas e estradas interrompidas. De acordo com o Secretário de Obras, João Cleber Bianchi, os danos nas estradas do interior do município foram grandes. Sete máquinas, entre moto-niveladoras e retro-escavadeiras, atuam na zona rural.

?Estamos em todo o interior. A prioridade é garantir o ir e vir dos moradores, por isso estamos atuando nas vias que foram interrompidas. Posteriormente, passaremos a trabalhar na recuperação das estradas que foram danificadas mas mantiveram a possibilidade de tráfego?, afirmou Bianchi.

A previsão é de que, caso não ocorra chuva, as estradas sejam patroladas em 15 dias.

Na sede do município a operação tapa-buracos toma medidas emergenciais para melhorar as condições do trânsito. Com ações provisórias, o serviço está sendo realizado prioritariamente nas vias que possuem maior fluxo de pedestres e veículos.

Agricultura

Durante o período de chuva, uma grande preocupação no interior é com as barragens. O volume de água acima do normal pode causar o rompimento dos reservatórios e, consequentemente, inundações. A construção irregular de barragens, muitas vezes sem projeto e acompanhamento técnico, é uma das principais causas desse prejuízo a agricultura.

Para minimizar a ocorrência desses rompimentos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento disponibiliza um engenheiro agrônomo para instruir os produtores rurais sobre como regularizar e adequar os barramentos às normas de engenharia e ambientais.

Segundo o secretário de Agricultura, Dalziso Armani, ?é essencial que os produtores rurais construam suas barragens com orientação de engenheiros. Além de ser uma exigência legal, evitam assim de perder suas reservas de água e ter prejuízos com os danos causados caso ocorra o rompimento.

Ação Social

O Corpo de Bombeiros do município recebeu centenas de doações durante toda a semana. Os donativos foram entregues à Secretaria de Ação Social que distribuiu entre as famílias mais atingidas pela chuva dos últimos dias.

Durante o período de chuva o projeto Casa da Acolhida que acolhe peregrinos e andarilhos recolhidos nas ruas da cidade, cedeu o espaço para abrigar cerca de 25 famílias que tiveram suas casas inundadas. Todas essas pessoas receberam alimentação e local para dormir enquanto a água não baixava.

Em povoação seis famílias se abrigaram na quadra da escola local durante cinco dias e uma família do Areal de Regência se abrigou na casa de parentes. Essas famílias receberam o apoio necessário e já retornaram para suas casas.

Serviços Urbanos

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Linhares também trabalha na reposição de lâmpadas nas áreas que foram atingidas pelas chuvas. Além da substituição das lâmpadas queimadas na rede pública, o secretário de Serviços Urbanos, Joel Celestrini, intensifica o trabalho dos garis.

Eles fazem a limpeza das ruas e avenidas do município, sobretudo, nos bairros e distritos mais afetados devido o acúmulo de lixo nas vias públicas em decorrências das fortes chuvas. Outra ação dos garis está concentrada na limpeza dos bueiros.

A Secretaria de Serviços Urbanos mantém um 0800 a disposição da população para acionar equipes para substituir lâmpadas queimadas. O Disque Iluminação Pública atende no número 0800 286 9003.