Procon de Linhares orienta consumidores para as compras de fim de ano
Devido à contagem regressiva para as festas de final do ano, muitas lojas, com intuito de atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções. Para não errar na escolha, o Procon de Linhares orienta que é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de levar em consideração a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.
Planejar os gastos e pesquisar
Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário, alerta o diretor do órgão, Geraldo Roza. Além disso, no início do ano, vêm as despesas inevitáveis como IPTU, IPVA e, logo em seguida, material escolar.
Escolhido o presente, é hora de pesquisar preços, pois estes variam entre os estabelecimentos. O Procon alerta que as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem ser bem esclarecidas ao consumidor. "O consumidor precisa saber dessas informações antes de se decidir pela compra", pontua Geraldo.
Compras no cartão e cheques
As compras realizadas com cartão de crédito, sem parcelamento, também são consideradas à vista. Além disso, o comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito.
Em relação aos cheques, o consumidor precisa saber que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a aceitá-los. Porém, a partir do momento que a loja aceita receber cheque, ela não pode fazer nenhum tipo de restrição, como não aceitar cheques de contas recentes ou de outra praça.
"Sempre que possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos. Se a compra for a prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários", explica o diretor do Procon.
Cuidados nas compras online
A pesquisa também deve ser feita se a opção do consumidor for comprar pela Internet. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela. É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto.
Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o ".com.br"). As compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta etc), nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.
"É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar", aconselhou Geraldo Roza. Assim, ao adquirir um eletroeletrônico, por exemplo, a recomendação é pedir uma demonstração do produto, para conferir se ele está funcionando corretamente. Verificar se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria, também é fundamental.
Troca é garantida somente se houver defeito
É preciso observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. É importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.
"A troca de produtos sem defeito é uma liberalidade do estabelecimento. No entanto, nos casos em que seja oferecida essa possibilidade pelo fornecedor, é recomendável que o consumidor solicitasse que tal informação conste por escrito em um recibo ou mesmo na nota fiscal. Não acredite nas promessas verbais do vendedor, peça tudo por escrito e assinado", ensina Geraldo.
Caso o consumidor precise acionar o Procon o telefone de contato é 3372 2129. O setor de atendimento do órgão fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no centro da cidade.