Prefeitura de Linhares assina Termo de Cooperação Técnica para implantação da escola de tempo integral do bairro Palmital

O termo de cooperação foi assinado entre o Município, Adel e Sicoob junto ao Espírito Santo em Ação

O encontro selou o acordo de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o ES em Ação, a Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) e o Banco Sicoob. Fotos: Felipe Reis.

“Essa reunião é histórica para a cidade de Linhares”. Foi dessa forma que o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, deu início à reunião em que foi assinado o termo de cooperação técnica para a implantação da primeira escola de tempo integral de Linhares, na tarde desta quinta-feira (19) na sala de reuniões do gabinete. O momento contou com as presenças de Luciano Gollner, Executivo do Núcleo de Educação do ES em Ação,  Luiz Mário de Freitas, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), e João Soeiro, vice-presidente do Sicoob Leste Capixaba.

O encontro selou o acordo de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o ES em Ação, a Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) e o Banco Sicoob. O acordo visa o desenvolvimento e a implementação de um conjunto de ações para o aprimoramento da oferta e qualidade do ensino na primeira unidade de ensino em tempo integral de Linhares, localizada no bairro Palmital.

“A iniciativa de constituir escolas de tempo integral não só é uma experiência pioneira em Linhares, como vai ao encontro do que realmente se almeja para uma educação de qualidade. É um projeto fundamental para a consolidação da formação das crianças e jovens do município “, disse o prefeito Bruno Marianelli.

Ele complementa:  “A educação é um dos pilares mais importantes em qualquer lugar. Estamos assegurando que existam no nosso município grandes avanços pedagógicos, estruturais e de ensino nas escolas”, pontuoui o prefeito.

“Ao pensar em um ensino de tempo integral, é preciso repensar a dinâmica dentro de sala de aula, porque isso significa trazer elementos culturais das diferentes linguagens e outros universos. Sob essa perspectiva, identificamos que as diretrizes do município de Vitória estavam alinhadas com as diretrizes do Espírito Santo em Ação. Tenho certeza que a cooperação que se firma com o conjunto de parceiros apresentados hoje aqui só vai trazer benefícios para o cenário da escola de tempo integral”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

O diretor da Escola em Tempo Integral, Diego Calefe, destacou a importância do projeto para o protagonismo dos estudanres de Linhares. “Temos observado que o tempo de permanência do aluno na escola é um fator que impacta de sobremaneira os resultados educacionais. Por isso, precisamos repensar o currículo e a forma como o aluno é percebido, entendido e acolhido no ambiente escolar, para que ele seja cada vez mais protagonista no processo de ensino e aprendizagem”, disse.

“A escola de tempo integral tem foco no estudante e busca desenvolver e aprimorar sua aprendizagem cognitiva, com um suporte de ensino de qualidade e excelência”, explica Luciano Gollner, Executivo do Núcleo de Educação do ES em Ação, 

O encontro que selou o acordo aconteceu na tarde desta quinta-feira no gabinete do prefeito de Linhares.

Também estiveram presentes de Polliana Aroeira, Gestora Pedagógica do ES em Ação, Ayone Sossai Especialista em Gestão do ES em Ação, além de Marta Colodetti Taquetti, Diretora Pedagógica da rede municipal de ensino de Linhares, Segina Petri, Gestora Pedagógica da Escola em Tempo Integral, Ingrid Salaroli, Gestora Administrativa da Escola em Tempo Integral.