Notícias

Meio Ambiente instala placas de sinalização em áreas de preservação permanente

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), iniciou a instalação de placas em áreas verdes, localizadas no balneário de Pontal do Ipiranga, a fim de identificar as áreas de preservação permanente (APP), que são objetos de recuperação ambiental.

Por serem áreas protegidas, é expressamente proibido a edificação ou promoção de qualquer modificação no local, sem autorização ambiental.

Conforme a Semam, esta é uma dentre várias medidas que são executadas pelo Município com o objetivo de preservar e proteger as Áreas de Preservação Permanente (APPs), com o cercamento de 33 hectares de vegetação de restinga previsto no Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) desenvolvido pela secretaria em parceria com uma empresa privada.

“As placas alertam turistas e moradores da região sobre a área verde, que é protegida por lei e tem função ambiental de preservação. Nestes locais são vedadas a supressão de vegetação, promoção de edificações ou outras intervenções sem o devido licenciamento ou autorização do órgão competente”, informa a bióloga da Semam, Paula Durão Garcia.

Danos e denúncias

A recuperação ambiental faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Semam. E o projeto de cercamento de restinga e instalação de placas é de suma importância para recuperação da orla e das áreas verdes do Pontal do Ipiranga. Portanto, a secretaria conta com o apoio de todos para a conservação dos equipamentos.

Denúncias de vandalismo ou crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Linhares, através do telefone (27) 3372 2067 ou e-mail: [email protected].