quinta-feira, 15 de maio de 2025
Notícias

Produtores prestigiam lançamento do Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas

"Linhares terra do cacau", a frase imortal resume bem a história do município com o fruto, que é seu símbolo e que neste ano, comemora centenário em produção comercial na cidade. Com o intuito de resgatar a valorização do produto que representa 90% da produção no Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares lançou nesta quarta-feira (7) o 1º Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas. "Esta é uma proposta inovadora que busca valorizar o produto, que representa o nosso município. O concurso tem na sua identidade a qualidade na produção e o objetivo é impulsionar a produção. Nós temos que valorizar a história para projetar um futuro ainda mais promissor para a produção do cacau", declarou Franco Fiorot, secretário municipal de Agricultura.

A Prefeitura de Linhares, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), são parceiros na idealização deste projeto e compartilharam do mesmo otimismo no lançamento. "Esse projeto resgata e valoriza a produção de cacau. Minha expectativa é muito boa para esse concurso e acredito que esse concurso não tem que ser de competição. Tem que ser de estímulo das nossa produção", disse Emir de Macedo Gomes Filho, presidente da Coopercau, e que teve amêndoas selecionadas para o Salão do chocolate de Paris neste ano.

A Ceplac vai coordenar todo trabalho de recebimento e envio das amêndoas dos participantes para análise. O edital do concurso foi apresentado pela entidade que também ofereceu uma palestra sobre a produção e armazenamento das amêndoas, para os participantes da solenidade de abertura do certame. "A Ceplac fica honrada de contribuir de forma efetiva nesse evento que recebe todo nosso apoio. Acreditamos que o município de Linhares vai ter muitos recursos para levar a cacauicultura a frente", disse Manoel Serra de Aragão, que está na gerência da entidade em Linhares.

Na primeira etapa do processo de seleção dos inscrito, as sete melhores amêndoas serão classificadas pela prova de corte, encaminhadas para a fábrica de chocolate da Ceplac/Ilhéus (BA), que fará o processamento de cada amostra e em seguida, por meio de um júri especializado será avaliada na prova de degustação onde será determinado o vencedor do concurso. "Esse é apenas o primeiro passo que estamos dando em favor da nossa cacauicultura. Ainda temos muitos passos para dar e estamos juntos sempre para o desenvolvimento de mais projetos que envolvam o segmento da cacauicultura de Linhares", vibrou Mauríciou Buffon, presidente da Acal.

Confira o cronograma do concurso:

07/06/17 a 30/06/17 – Inscrições e divulgação do evento;
03/07/17 a 10/07/17 – Coleta das amostras nas propriedades inscritas
11/07/17 a 18/07/17 – Primeira avaliação – Prova de corte
20/07/2017 – Divulgação dos sete classificados da prova de corte
21/07/2017 – Envio das 07 (sete) melhores amostras para Ceplac (BA) processar amêndoa
Até 10/08/17 – Envio do chocolate de cada amostra
19/08/2017 – Divulgação do resultado final e evento de premiação