Brametal anuncia expansão em Linhares com geração de 160 empregos e investimentos de R$ 34 milhões
O governador do Estado, Paulo Hartung, e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, foram os porta-vozes de uma excelente notícia que vai alavancar o desenvolvimento do norte do Espírito Santo. Na tarde desta quinta-feira (11) eles entregaram aos diretores da empresa Brametal – Ricardo Brandão, presidente do Conselho de Administração e Rui Scotti, diretor presidente da empresa -, a liberação da licença ambiental que permite a Brametal construir uma nova planta industrial em Linhares. A expansão da empresa vai gerar 160 novos empregos num primeiro momento e investimentos de R$ 34 milhões. O evento contou com a participação de diversas autoridades, representantes de entidades que movimentam a economia da região e lideranças comunitárias do município.
A expansão da empresa, que alcançará dez mil metros quadrados, acontecerá graças a uma parceria firmada entre a Brametal e a Araxá Solar para otimizar os recursos e reduzir custos. Com os investimentos da nova unidade, a estimativa é de que a companhia aumente seu faturamento em 40% até 2020. O prefeito Guerino destaca que a confirmação da nova planta industrial além de movimentar toda a cadeia produtiva do segmento com empregos indiretos, vai gerar emprego direto e renda para os linharenses.
Além disto, o prefeito ressalta o permanente diálogo com os diretores da empresa para priorizar a mão-de-obra local e a busca de parcerias para cursos de qualificação para contratar os moradores do município. "O processo de industrialização é algo que não colhemos os frutos imediatamente, mas nosso governo tem avançado bastante nestes quatro primeiros meses de gestão. Existem varias tratativas com empresas de grande porte, algumas em fase inicial e outras em fase final. Linhares tem uma planta logística favorável para a vinda de novas empresas além de gás natural, energia de alta tensão, enfim tudo que atrai o desenvolvimento," enfatizou Guerino.
"Tem duas coisas que asseguraram a vinda da Brametal. A primeira foi o Estado fazer parte da área da SUDENE e, a segunda, foi a estrutura de políticas públicas desenvolvida por nós (Governo do Estado) para atração de investimentos. A empresa começou com 72 empregados e, este ano, está chegando em uma marca superior a 900 funcionários com construção de uma nova planta industrial que irá abrir mais 160 novos empregos. Essa é a política pública de desenvolvimento do Estado", disse o governador Paulo Hartung.
Expansão
Na nova planta de Linhares, serão construídos três tipos de suportes para painéis fotovoltaicos, produtos desenvolvidos pela Brametal com tecnologia 100% nacional. O diferencial desses suportes é que eles permitem que os painéis passem maior tempo do dia seguindo os raios solares, conseguindo, assim, maior eficiência na geração de energia. As peças construídas no Estado serão vendidas principalmente para o Nordeste, o interior de Minas Gerais e o interior de São Paulo, onde estão as regiões mais propícias para receber essas usinas.