Alunos da rede municipal vão representar Linhares fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa
Oito estudantes de escolas públicas municipais vão representar Linhares na segunda fase da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os textos dos linharenses agora vão competir com alunos de escolas de todo o estado. A nova etapa acontece durante todo o mês de setembro.
Cerca de 2.790 alunos entre do 5º ao 9º ano do ensino fundamental participaram da Olimpíada, que é um concurso promovido pelo Ministério da Educação (Mec). A primeira fase da Olimpíada começou no mês de maio com oficinas de treinamento para 119 professores de 24 escolas municipais, que auxiliaram seus alunos na construção dos textos em sala de aula.
Neste ano, o tema do concurso foi "O lugar onde vivo" e inspirou os alunos a descrever em poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião, as belezas e características que eles identificam na cidade de Linhares.
Um dos textos selecionados foi o do aluno Rhuan Gomes Leite. O estudante de 13 anos cursa o 8º ano do ensino fundamental. Ele é neto de Orozimbo Leite, um dos primeiros moradores do distrito do Guaxe e que dá nome à escola onde estuda.
O texto do Rhuan foi aprovado na categoria "Memórias Literárias". As belezas naturais e o histórico do distrito recebeu o título "Saudades de um tempo bom que não volta mais". O texto é baseado nos relatos de uma das moradoras mais antigas do distrito, a dona Antônia Liberato Bobbio, de 85 anos.
Rhuan conta que a pouca idade que ele tem já proporcionou boas experiências no lugar onde ele vive.
"Eu moro no Guaxe desde que nasci. Apesar da pouca idade eu tenho muita coisa pra contar das experiências que já vivi aqui. O Guaxe é um lugar muito tranquilo, aconchegante e que cresceu muito nos últimos anos. Eu gosto de morar aqui.", relata o estudante.
Outro texto que vai representar Linhares é o da Marcela Madureira, estudante do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caboclo Bernardo, no bairro Planalto.
Marcela relatou numa poesia o que os seus olhos veem na cidade onde ela mora: as belezas naturais, os cartões portais como, a Lagoa Juparanã e a Praça 22 de Agosto, além da história do herói Caboclo Bernardo e a situação atual do Rio Doce.
"Eu vim de Vitória pra cá quando tinha 5 anos. Gosto de morar aqui, pois, é uma cidade bonita com muitos pontos turísticos. Quem vier visitar Linhares com certeza vai gostar", disse.
Os textos do Rhuan, da Marcela e dos outros seis alunos que foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada de Língua Portuguesa serão avaliados por uma Comissão Julgadora Estadual durante o mês de setembro. Caso os textos sejam selecionados, professores e alunos participarão de uma etapa regional, que antecede a etapa nacional que acontece em Brasília.
Confira a relação dos alunos aprovados para a segunda etapa:
Poema:
Aluno (a): Marcela Madureira da Silva
Título: Linhares, linda demais
Escola: EMEF Caboclo Bernardo
Professor(a): Ana Paula Josino Da Silva
Aluno(a): Nayrielen Castro da Silva
Título: Uma cidade pelos meus olhos
Escola: EMEF Elza Roni Scarpati
Professor(a): Rubia Vasconcellos Bastos Caldeira
Aluno(a): Karolainy Pereira Batista
Título: Guaxe, Meu Paraíso É Aqui!
Escola: EMEF Orozimbo Leite
Professor(a): Rosalina Anastácio Peroni
Memórias Literárias
Aluno(a): Larissa Santos de Jesus
Título: Era uma vez … a minha história
Escola: EMEF Caboclo Bernardo
Professor(a): Clarimar Guidolini Barbosa
Aluno(a): Rhuan Gomes Leite
Título: Saudade de um tempo bom que não volta mais
Escola: Emef Orozimbo Leite
Professor(a): Meiriele Valentina Moreira
Crônicas
Aluno(a): Vergínia Moraes Ribeiro
Título: Atrás do trio fubica só não vai quem já morreu
Escola: EMEF Caboclo Bernardo
Professor(a): Clarimar Guidolini Barbosa
Aluno(a): Lucas Trevezzani
Título: Meu lugar, meu lar
Escola: EEEFM – Manoel Salustiano De Souza
Professor(a): Fernanda Comério Cellin
Artigo de Opinião
Aluno(a): Pedro Henrique Ferreira de Oliveira
Título: Linhares: muitas águas, poucos cuidados
Escola: EEEFM Prof Regina Banhos Paixao
Professor(a): Julicéia Corrente Salgado Gomes