Escola do Santa Cruz promove 1º Show de Talentos
Na sexta-feira (10/12) aconteceu o “1º Show de Talentos” com os alunos do 6º ao 9º ano do turno matutino da Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz. Foram quatro categorias na disputa: dançar, tocar, música e desenho. O projeto visa desenvolver a linguagem oral e corporal e é resultado das atividades desenvolvidas durante o terceiro trimestre.

Os vencedores foram os alunos: Estêvão Fagundes (dança), Aline Matos (canto), Tassya Cristina (desenho) e Paulo Vinicyos (tocou) que levaram como prêmio uma caixa de som. A apresentação dos alunos foi avaliada por 5 jurados da própria comunidade: Caik Gomes da Silva Muniz, conhecido por Marrom, Clenildo Ramos dos Santos, Luciana Nunes Tessaro, Maria Othilia Aurora Vaillante e Najara Prates Regis.
A diretora Maria Aparecida Santos da Silva Celestino explicou que o projeto foi idealizado pela professora Ozanir Pacheco da Silva, na disciplina de Artes, e contou com a participação do arte educador de dança de rua, o Marrom, e também a participação de dança da professora Luciana Nunes Tessaro.
“O projeto veio para desenvolver no aluno suas habilidades artísticas e descobrir o talento que cada um tem, a capacidade de conquistar sua autonomia, produzindo uma apresentação musical onde ele seja o ator principal que escreve e, ao mesmo tempo, interpreta e apresenta, seja cantando, dançando, desenhando ou tocando. Para isso, a professora trabalhou poesias, teatros, danças e paródias, por exemplo, e finalizamos com o Show de Talentos”, disse a diretora.
Trabalho em sala de aula
Durante as aulas, a professora Ozanir Pacheco da Silva ensinou aos alunos a trabalhar com a improvisação, direcionando o corpo em diferentes movimentos, enfatizando a conexão da música e a dança num só corpo e produzindo artes. Promoveu momentos de discussões sobre os vários tipos de músicas que fazem parte da vida das pessoas e da cultura da região sudeste, dentre outros.
“Resolvi fazer algo novo e diferente, a partir da ideia observada em sala de aula, aí surgiu o ‘1º Show de Talento’. Foi a maneira que encontrei naquele momento para despertar o interesse por algo inovador e desafiador, que promovesse a curiosidade e a integração dos alunos na busca por informações para a realização das apresentações para a comunidade escolar”, explicou a professora Ozanir.
As aulas também oportunizaram momentos de diálogos, valorizando as características próprias de cada um, sugerindo reflexões sobre as diversas apresentações que foram realizadas.