Carta de Serviços – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Abaixo você encontrará as informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para a população do município de Linhares:

SEGURO-DESEMPREGO, VAGAS DE EMPREGO (DA CAPTAÇÃO À OFERTA DE EMPREGO) E AMDES (INCLUSÃO NO MEI)
RESUMO DO SERVIÇO:
Os serviços ofertados para vagas de emprego são disponibilizados a população que está desempregada e se encaixa no perfil da vaga que está sendo ofertada.
O benefício do seguro-desemprego é disponibilizado ao usuário que por algum motivo foi desligado do seu emprego e portanto é concedido um valor com parcelas variáveis de acordo com os três ultimo salários deste trabalhador. Portanto, se no ato da entrada do seguro-desemprego houver uma vaga de emprego com o perfil deste usuário, o mesmo é encaminhado para entrevista.
A Amdes – Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social é responsável por formalizar os Micro Empreendedores Individuais – MEI, fornecendo todo suporte e informação necessária.
A PESSOA INTERESSADA PRECISA PREENCHER ALGUM FORMULÁRIO, OU APRESENTAR ALGUM DOCUMENTO, OU FAZER ALGUM REQUERIMENTO PARA TER ACESSO AO SERVIÇO?
Seguro-desemprego – Termo de rescisão de contrato, CTPS, RG, comprovante de residência, comprovante de saque de FGTS e os três últimos contracheques.
Vagas de emprego – Fazer o cadastro no SINE portando CTPS, comprovante de residência e comprovante de cursos se o mesmo optar por inclui-lo no cadastro.
AMDES – RG ou CTPS, CPF, Titulo de eleitor, em alguns casos é solicitado o número do recibo do Imposto de Renda, comprovante de residência, formulário assinado pelo SEBRAE e celular ativo.

QUAIS SÃO AS ETAPAS ATÉ A EXECUÇÃO DO SERVIÇO?

Seguro-desemprego – Após sete dias da dispensa do funcionário por parte da empresa, o usuário deverá comparecer a Agência do Sine de Linhares portando o termo de rescisão de contrato, CTPS, RG, comprovante de residência, comprovante de saque de FGTS e os três últimos contracheques.
Vagas de emprego – As vagas captadas pelo SINE, estão disponíveis no site da prefeitura de Linhares https://linhares.es.gov.br/sine-vagas-para-linhares/, se o usuário tiver o perfil pra vaga, é só comparecer na Agência do SINE portando os documentos necessários e fazer o cadastro para posteriormente ser encaminhado para entrevista de emprego.
AMDES – O usuário deverá comparecer a Agência portando os documentos necessários, celular ativo com internet, e-mail pessoal e se dirigir ao atendente.
EXISTE DEFINIÇÃO DE TEMPO MÁXIMO PARA O SERVIÇO SER EXECUTADO? QUAL?
A EXECUÇÃO do serviço é imediata.
COMO, QUANDO, ONDE, QUE HORAS É EXECUTADO O SERVIÇOS?
O serviço é prestado de segunda a sexta de 08:00 às 17:00 na agência do SINE
LOCAL ONDE O USUÁRIO PODE APRESENTAR MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO QUE FOI PRESTADO?
Pode ser realizada manifestação sobre a prestação do serviço por meio do sistema de ouvidorias da prefeitura ou Governo do Estado.
EXISTE PRIORIDADE DE ATENDIMENTO DO INTERESSADO PARA SOLICITAR O SERVIÇO?
Prioridade a gestantes, portadores de deficiência e idosos.
EXISTE PREVISÃO DE ESPERA PARA QUE O USUÁRIO SEJA ATENDIDO E INICIADO A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO?
Como não trabalhamos com agendamento, não há previsão de espera, depende muito da demanda.
EXISTE ALGUMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DIRETA OU INDIRETA ENTRE O USUÁRIO E ESSA SECRETARIA?
Telefone: (27) 3372-3230
E-mail: [email protected]
Endereço: Av. Governador Lindemberg, 660, Centro – Linhares
ESSA SECRETARIA TEM OUVIDORIA PRÓPRIA OU OUTRA FORMA DE RECEBER E RESPONDER MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS, OU ISSO É REALIZADO PELA OUVIDORIA DO MUNICÍPIO?
Ouvidoria do Município e Estado
 
EXISTE ALGUMA FORMA DO USUÁRIO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA EXECUÇÃO DO SERVIÇO QUE SOLICITOU?
Seguro-desemprego e AMDES são de forma imediata, as vagas de emprego através do telefone ou se dirigindo ao administrativo do SINE.
CRÉDITO PARA MEI, MEE E EMPREENDEDORES DA ECONOMIA FORMAL OU INFORMAL
RESUMO DO SERVIÇO:
O serviço é realizado em parceria com o Bandes para liberação de crédito para o segmento urbano, e serviços de capacitação de empreendedores através de parcerias com o SEBRAE
A PESSOA INTERESSADA PRECISA PREENCHER ALGUM FORMULÁRIO, OU APRESENTAR ALGUM DOCUMENTO, OU FAZER ALGUM REQUERIMENTO PARA TER ACESSO AO SERVIÇO?
Precisa fazer cadastro pessoal ou empresarial na Agência do Banco do Povo portanto os seguintes documentos abaixo listado para acessar as Linhas de Crédito, oferecidas em parceria com o Banestes e Bandes.

QUAIS SÃO AS ETAPAS ATÉ A EXECUÇÃO DO SERVIÇO?

As etapas do processo são: Apresentar documentação necessária para cadastro, consultas de situação cadastral são realizadas pela Agência de Crédito, é agendada visita técnica para elaboração do projeto, é apresentado o projeto ao Banco parceiro para autorização do crédito. Após este liberado em comitê de crédito, a proponente efetiva o cadastro no Banco parceiro (Bandes, Banestes), é feito o contrato, é colhida as assinaturas e o crédito é liberado em 48 horas após entrega ao Banco parceiro;
EXISTE DEFINIÇÃO DE TEMPO MÁXIMO PARA O SERVIÇO SER EXECUTADO? QUAL?
O prazo de conclusão de propostas de crédito em média é de 15 (quinze) dias, a contar, da entrada da documentação na Agência de Crédito, e liberação do crédito em conta do proponente.
COMO, QUANDO, ONDE, QUE HORAS É EXECUTADO O SERVIÇOS?
Os serviços de atendimento aos microempreendedores, são realizados na Agência de Crédito, localizada na Av. João Felipe Calmon 420, Centro, horário de atendimento, de 8:00 (oito) horas da manhã às 17:30 (dezessete e trinta), de segunda a sexta-feira;
LOCAL ONDE O USUÁRIO PODE APRESENTAR MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO QUE FOI PRESTADO?
Pode ser apresentada manifestação sobre os serviços, por meio da Ouvidoria da Prefeitura, Ouvidoria do Bandes, Ouvidoria do Banestes.
EXISTE PRIORIDADE DE ATENDIMENTO DO INTERESSADO PARA SOLICITAR O SERVIÇO?
Não há prioridade de atendimento;
EXISTE PREVISÃO DE ESPERA PARA QUE O USUÁRIO SEJA ATENDIDO E INICIADO A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO?
Não há previsão de espera para o atendimento, pois o serviço é prestado imediatamente, já a previsão de espera da liberação do crédito solicitado é em média 15 (quinze) dias;
EXISTE ALGUMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DIRETA OU INDIRETA ENTRE O USUÁRIO E ESSA SECRETARIA?
Forma de comunicação: E-mail: [email protected], telefone 27 3372-2104, endereço Av. João Felipe Calmon 420, Centro, Linhares-ES
ESSA SECRETARIA TEM OUVIDORIA PRÓPRIA OU OUTRA FORMA DE RECEBER E RESPONDER MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS, OU ISSO É REALIZADO PELA OUVIDORIA DO MUNICÍPIO?
Ouvidoria do município, Ouvidoria do Bandes, Ouvidoria do Banestes;
 
EXISTE ALGUMA FORMA DO USUÁRIO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA EXECUÇÃO DO SERVIÇO QUE SOLICITOU?
A forma de acompanhamento do processo do crédito é, em contato direto com o agente de crédito que atendeu ao proponente, por meio, telefônico, e-mails, SMS.