Linhares inicia aplicação da dose de reforço em trabalhadores de saúde

A secretaria municipal de Saúde de Linhares inicia nesta sexta-feira (1º.) a aplicação da dose de reforço em trabalhadores de saúde que tenham completado o esquema vacinal (segunda dose ou dose única) a pelo menos cinco meses, independente do imunizante aplicado. A dose de reforço será com o imunizante Pfizer.
A imunização destes trabalhadores ocorrerá em em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior, das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Para receber a dose de reforço, os profissionais de saúde devem apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e comprovante de vínculo empregatício.
Os trabalhadores também podem se dirigir à três unidades de saúde que funcionam em horário estendido, até às 20 horas, de segunda a quarta-feira: Bebedouro, Planalto e Interlagos (Caic), ou ainda na sede da Vigilância Epidemiológica, que funciona, no bairro Colina, das 8 às 20 horas, também de segunda à quarta-feira.
O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, afirmou que é importante avançar na aplicação da dose de reforço na população. “Linhares mostra o compromisso com a vacinação contra Covid e com a vida dos profissionais da saúde. Logo conseguiremos abranger um público maior para a dose de reforço”, completou.
Vacinação para outros públicos
A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúdfe dos bairros e do interior. Os adolescentes – com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.
Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.
A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo preocnizado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca (ciclo de 70 dias), Coronavac (ciclo de 28 dias) e Pfizer (ciclo de 60 dias), além da dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos com prazo de cinco meses da segunda dose.
A imunização de grávidas e puérperas com o imunizante Pfizer também é feita em todas as unidades de saúde dos bairros e interior. Até o momento, Linhares já aplicou 197.095 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 120.364 com a primeira dose, 68.878 com a segunda, e 5.525 com a dose única.