Mais de 138 mil receitas já foram atendidas nas Farmácias Básicas da Prefeitura de Linhares no primeiro semestre de 2021
O número corresponde a 414 mil ítens de medicamentos entregues à população nas 28 unidades dispensadoras de medicamentos da secretaria municipal de Saúde.

Um número que representa o compromisso da Prefeitura Municipal de Linhares em oferecer aos cidadãos linharenses serviços públicos contínuos e de qualidade. No decorrer de todo o primeiro semestre de 2021, um total de 138 mil receitas médicas, em média, foram atendidas pelas farmácias básicas vinculadas à secretaria Municipal de Saúde. O número corresponde a 414 mil ítens de medicamentos entregues à população.
Ao todo são 28 unidades dispensadoras de medicamentos, entre a Farmácia Básica Municipal Central, Farmácias Básicas das unidades de saúde, distribuídas entre a sede e o interior do Município. São em média 23.000 receitas atendidas todos os meses. Os medicamentos mais atendidos pela rede básica são: anti-hipertensivos, antibióticos, analgésicos, antidiabéticos, saúde mental e antialérgicos.
Além disso, as farmácias da Prefeitura são responsáveis por atender, em média, 1,1 mil pacientes que fazem uso de insulinas, tiras reagentes para detecção de glicose e seringas regular e continuamente.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda mantém em estoque medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), garantindo o abastecimento das farmácias municipais no decorrer de todo o ano. As farmácias da Prefeitura de Linhares são destaque em gestão em todo o Espírito Santo e no Brasil.
De acordo com o diretor de assistência farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita, mesmo durante a pandemia, as farmácias municipais mantiveram um índice de cobertura maior que 90% em relação aos medicamentos básicos. “Isso significa um grande avanço para saúde pública em Linhares, uma vez que enfrentamos uma das maiores crises sanitárias do mundo”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, destaca que mesmo em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, manter em dia o estoque de medicamentos básicos nas farmácias municipais sempre foi uma das prioridades da atual gestão.
“Mesmo diante de tantos problemas e desafios que o município enfrenta em decorrência da pandemia do novo coronavírus, manter os atendimentos nas farmácias básicas é e continua sendo uma das prioridades da gestão para enfrentar o atual momento. A prova disso, é o elevado número de pacientes destacou o secretário.
“Fico satisfeito com a quantidade de receitas médicas atendidas pelo município nas farmácias básicas ao longo dos primeiros seis meses do ano. O número comprova o nosso compromisso em cuidar da saúde das pessoas, que é uma prioridade que temos com os linharenses desde o início de mais um ciclo de gestão iniciado em 2021”, pontuou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Medicamentos controlados
A secretaria Municipal de saúde ampliou sua rede de assistência farmacêutica disponibilizando os medicamentos controlados também no interior do município nas Unidades de Saúde de São Rafael, Pontal do Ipiranga, Farias, Humaitá, Bebedouro e agora também no São José.
Relação de medicamentos
A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) (colocar link da Remume que está no site) de Linhares é composta por 154 medicamentos. Na rede municipal, destaca-se a oferta de medicamentos para situações clínicas crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias e diabetes.
Além desses, há medicamentos para o tratamento clínico de hipertiroidismo, depressão, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde do homem, entre outros.
Os medicamentos conhecidos como de alto custo são disponibilizados pela Farmácia Cidadã, de responsabilidade do Governo do Estado do Espírito Santo.