Vovós de Linhares comemoram retorno das aulas presenciais de dança do ventre no CRAS do Interlagos
Dona Maria Rosa Regiz Muniz foi uma das vovós que comemorou o retorno das aulas presenciais de dança do ventre em Linhares nesta segunda-feira (12). Alegre e cheia de charme, a idosa de 69 anos compareceu na sede do Centro de Referência e Assistência (CRAS) do bairro Interlagos, para este reencontro que vinha sido aguardado por elas desde que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no município, no dia 14 de março de 2020.

“Eu estava muito ansiosa e cheia de expectativa para viver este momento. Dançar novamente juntinha das minhas amigas é motivo de muita alegria, pois eu estava morrendo de saudades de reencontrá-las aqui no Cras. Só tenho a comemorar e agradecer por este dia inesquecível”, disse feliz dona Maria.
Para participar das aulas, é necessário que a idosa esteja imunizada com a primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19, e da vacina contra a gripe. Todas as medidas em saúde como uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento são adotadas durante a realização das aulas.
Já dona Veraldina Verônica Mai, de 67 anos, encheu o coração de emoção e esperança ao reencontrar com as amigas no CRAS. “Estar aqui hoje é uma grande vitória para todos nós. Estou muito emocionada com este reencontro tão lindo. É uma emoção que enche nossos corações de esperança e que nos faz acreditar que tudo isso que estamos vivendo vai passar”, afirmou a idosa.

As aulas continuarão sendo ministradas pela equipe do projeto Vivenciarte, iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social. “A sensação de reencontrá-las foi um misto de felicidade e alívio ao ver que elas estão bem. Elas ficaram muito emocionadas e relembraram com muito carinho de como eram as aulas antes da pandemia e sobre as apresentações que fazíamos com o grupo nos eventos. O retorno das aulas presenciais tem o objetivo de continuar desenvolvendo o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e promover socialização entre elas”, destacou o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni.
“À medida que vamos avançando com a vacinação contra o coronavírus no município, é possível retornar com algumas atividades que estavam suspensas desde o início da pandemia. O retorno das aulas de dança do ventre com nossas idosas é uma prova disso. Esperamos que a vacinação continue nesta velocidade, para que em breve, possamos voltar ao normal”, frisou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.
As aulas vão acontecer todas as segundas e quartas-feiras, das 8 às 9 horas da manhã, na sede do CRAS Interlagos, na Avenida República, no bairro Interlagos. As mulheres da comunidade e dos bairros vizinhos podem desfrutar gratuitamente das aulas de dança do ventre.