Centro de Formação capacitou mais de 400 profissionais da rede educacional

A qualificação é essencial para o desenvolvimento e o melhor aproveitamento em qualquer área de atuação. Para a educação, a formação constante é imprescindível para que nossas crianças desenvolvam seu potencial em sala de aula e tenham uma boa base de informação. A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação, tem pleno conhecimento dessa importância e promoveu, durante todo ano, a formação de mais de 400 professores.

No total, a equipe que integra a rede municipal de educação (professores, pedagogos, secretários escolares entre outros profissionais), teve a oportunidade de participar de 10 cursos em diversas áreas como: matemática; linguagem oral e escrita; movimento; questões do cotidiano; natureza e sociedade; música; análise linguística; matemática; gestar II língua portuguesa; gestar II matemática; os desafios de ensinar adolescentes no século XXI.

Esses cursos qualificaram 424 profissionais da educação infantil e fundamental, além de secretários escolares. Para o secretário municipal de Educação, Sérgio Lopes, esse número é motivo para comemorar. Ele enfatiza que ainda é preciso ampliar o acesso à qualificação dos profissionais da educação municipal. Nesta semana, a Secretaria de Educação realizou o encerramento das atividades. Os próximos encerramentos acontecem no dia 03 e 10 de dezembro, às 18h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, no bairro Novo Horizonte.

"Podemos nos orgulhar porque temos um bom número de profissionais que se interessam pela qualificação constante, contudo, precisamos qualificar mais ainda, porque esse conhecimento produz resultado em sala de aula e é fundamental para as nossas crianças", destacou Sérgio.

As formações são planejadas, criadas, mantidas e executadas pela Secretaria de Educação por meio do setor responsável, que é o Centro de Formação. Antes, os cursos eram ministrados por instituições parceiras, mas hoje são os profissionais da educação do município que ministram, trazendo diversos benefícios para a cidade: economia e melhor aproveitamento do conhecimento produzido pelos nossos professores. A coordenadora do Centro é Joelma Fassina Perovano Tatagiba.

"Já realizamos diversos cursos em parceria com várias instituições, mas agora é o município que coordena as capacitações. A grande diferença é que conseguimos melhorar o aproveitamento, porque unimos o conhecimento produzido pelas universidades ao conhecimento produzido nas nossas salas de aula, o que deixa a qualificação regionalizada e próxima da nossa realidade", pontuou a coordenadora.

Para o professor, essa oportunidade é única, pois possibilita a reflexão, avaliação e aplicação de métodos e conhecimentos que eles têm contato diário, conforme contou a professora Ana Paula Ambrosini de Lima. Ela aprova a iniciativa. "As formações devem estar no âmbito educacional porque possibilitam ao educador refletir sobre seu fazer, melhorando sua prática docente. A Secretaria de Educação está comprometida com a formação de seus profissionais e oferece cursos que, efetivamente, tem contribuído para a melhoria na qualidade de ensino em nosso município", afirmou Ana.

Informações para a imprensa

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600