Saúde e Assistência Social realizam ação contra a violência à pessoa idosa

Na manhã desta terça-feira (15), as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, por meio do Projeto Vivenciarte e do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS), promoveram uma ação educativa, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Com objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, foram distribuídos panfletos educativos e realizadas orientações acerca do tema da campanha, bem como rápidos para a detecção de ISTs, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar no ônibus da saúde, que ficou estacionado na Praça Nestor Gomes (Pracinha dos Correios).

Durante a ação também foi realizada uma carreata pelas ruas do Centro, alertando sobre a campanha mundial, entre elas: Rua João Felipe Calmon, Avenida Rufino de Carvalho, Rua Monsenhor Pedrinha e Avenida Augusto Calmon.

“Nossa equipe se empenhou nesta ação com o objetivo de incutir na população a necessidade e importância de se proteger a pessoa idosa contra quaisquer tipos de violência, seja física, emocional ou psicológica. Por isso, o Projeto Vivenciarte tem atuado em prol da promoção do bem-estar para a melhor idade”, destaca o coordenador do Projeto Vivenciarte, Samuel Rony.

Conforme a secretária de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, a ação visa criar uma consciência sociopolítica acerca da existência da violência contra a pessoa idosa.

“A violência contra o idoso, seja ela física ou psicológica, afeta a saúde e os direitos humanos, uma vez que a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso asseguram os direitos dessa população. Portanto, queremos alertar a todos sobre a importância e necessidade de se garantir a integridade desse público, visto que a negligência, crueldade, opressão de todos os tipos, omissão e atentado aos direitos dos idosos são passíveis de punição”, ressalta a secretária.