Prevenção contra a dengue deve ser mantida mesmo no outono

Os cuidados de prevenção e controle da dengue devem seguir por parte da população mesmo diante da pandemia da Covid-19 e do outono. A Vigilância Ambiental, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, recomenda a verificação constante dos quintais e dentro das residências para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.
De janeiro até este mês de abril, Linhares já registrou 914 notificações da doença e 527 casos confirmados.
“A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo; por isso a necessidade da prevenção; neste momento, como existe a recomendação para as pessoas ficarem mais tempo em casa, por conta do coronavírus, a orientação é que aconteça uma busca minuciosa com a eliminação dos focos do mosquito transmissor”, afirma o Assessor Técnico da Vigilância Ambiental de Linhares. Sérgio Lubiana.
Ele reforça que no inverno os cuidados contra a dengue diminuem, isso ocorre porque o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, circula menos, mas se os criadouros não forem eliminados os ovos depositado podem permanecer intactos por meses e quando a estação quente recomeçar eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito da dengue.
“Os cuidados de higiene redobrados devem se estender para todos os ambientes domésticos, de trabalho e de circulação É preciso acabar com todos os pontos que acumulem água e que podem servir de criadouros”, complementa.
Vigilância – O trabalho das equipes de vigilância ambiental no combate à dengue foi adaptado em função da pandemia; por enquanto estão suspensos os grandes mutirões de limpeza geralmente realizados aos sábados, mas as atividades junto a população, como as visitas domiciliares, acontecem diariamente inclusive aos sábados e feriados.
Outra ação realizada, que continua em execução, é a aplicação de inseticida com equipamento costal, que auxilia na eliminação dos mosquitos adultos que podem estar infectados com o virus em espaços maiores, como terrenos baldios, calçadas e praças.
Como Prevenir – A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando a água parada em pontos que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plástica e até recipientes pequenos como tampas de garrafas podem conter larvas de mosquitos.
Além disto, é importante deixar a caixa d’água tampada, cobrir todos os reservatório de água como piscinas por exemplo, não deixar água da chuva acumular sobre a laje, colocar o lixo em sacos, manter as lixeiras bem fechadas e não jogar lixo em terrenos baldios.
Causas – A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa e a transmissão ocorre pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguma pessoa contaminada pode transportar o vírus da dengue.
O Ciclo de Transmissão – A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipiente com água, ao saírem dos ovos as larvas vivem na água por cerca de uma semana, após este período o mosquito adulto se contamina ao picar uma pessoa infectada com o vírus e a partir de então transmite para para outros serem humanos.
A velocidade em que o mosquito Aedes aegypti procria é muito rápida e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias.