Notícias

Prefeitura de Linhares imuniza profissionais da saúde e crianças contra a Influenza

Também estão sendo imunizadas gestantes e mulheres que deram à luz há pelo menos 45 dias.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a imunização dos grupos prioritários contra a Influenza. Nas 33 Unidades de Saúde do Município estão sendo vacinados contra a gripe trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulher que deu à luz há pelo menos 45 dias) e crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início em todo o Brasil, no último dia 12, e seguirá até o dia 9 de julho de 2021, com mais três etapas, sendo a segunda, que teve início na segunda-feira, dia 19, destinada a trabalhadores da saúde; enquanto a terceira etapa, de 11 de maio a 8 de junho, destinada a idosos a partir dos 60 anos e professores das redes pública e privada.

Na quarta e última etapa, que acontece de 9 de junho a 9 de julho, serão imunizadas pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte público coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

O objetivo da campanha é imunizar pelo menos 90% do público-alvo, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Influenza x Covid-19

Quem pretende se imunizar contra a gripe deve ficar atento às orientações específicas por causa do novo coronavírus. É que o Ministério da Saúde sugere que a vacina contra a influenza não seja aplicada simultaneamente junto à da Covid-19, pois não há estudos que indiquem os efeitos das interações entre os dois imunizantes.

Portanto, a orientação do Governo Federal é que, caso a data de receber as duas vacinas coincida, a do Sars-CoV-2 seja priorizada e o paciente agende o dia de receber a da gripe com um intervalo mínimo de duas semanas.