Guardas Municipais, policiais e bombeiros começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Linhares

Os guardas civis municipais, policiais civis, militares, rodoviários federais e bombeiros militares que estão na linha de frente no combate à pandemia começaram a ser vacinados contra a Covid-19 em Linhares, nesta terça-feira (13/04). No total, neste primeiro lote, serão aplicadas as 269 doses do imunizante Coronavac, a vacina desenvolvida pela Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantã.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Jones da Silva Mattos, os primeiros 41 guardas civis municipais a serem imunizados pela Corporação foram escolhidos pelos critérios de atividade operacional e por faixa etária, em consonância com as exigências da saúde.

A vacinação dos policiais civis e militares acontece nas sedes dos respectivos batalhões; dos guardas civis na sede da secretaria municipal de Segurança Pública, e os policiais rodoviários federais na Unidade Básica de Saúde do bairro Centro.

“Neste momento os guardas municipais e agentes de trânsito que estão na linha de frente, atuando nas ruas, estão sendo os primeiros a serem imunizados. Nosso compromisso é que todo o efetivo seja vacinado, pois esses profissionais estão trabalhando com dedicação desde o início da pandemia, no serviço ordinário e também nas operações de fiscalização, auxiliando nas orientações à população sobre o cumprimento das medidas sanitárias previstas em decreto estadual”, explicou o coronel.

Um destes profissonais é o Guarda Civil Municipal Wanderson Pião Peroba, que atua na corporação há 25 anos e desde o início da pandemia atua no patrulhamento ostensivo e de apoio à fiscalização na sede e no interior do Município. “A prevenção e a vacina nos deixam mais confiantes para continuar realizando o nosso trabalho. Estamos atuando diuturnamente no combate a Covid-19”, comentou.

Para o coronel Jones Mattos esse é, também, um reconhecimento do trabalho feito pelas forças de segurança, que tem atuado na linha de frente no combate à pandemia. “Todos estes profissionais estão se expondo diariamente no contato com as pessoas e isso é uma preocupação, por isso é uma satisfação poder vacinar o nosso efetivo”, complementou.

A previsão é que até o final de maio todas as forças de segurança pública que atuam em Linhares tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A distribuição segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que enviará periodicamente novos lotes.