2º Encontro do Arranjo Produtivo em Linhares reúne empresários em almoço de negócios

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, em parceria com a iniciativa privada, promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, o 2º Encontro do Arranjo Produtivo em Linhares. Em almoço, empresários e representações do cenário empreendedor da cidade puderam conhecer números expressivos sobre o crescimento local, trocar experiências e conhecer histórias inspiradoras.

Antes das palestras da manhã, a Aderes – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo entregou uma unidade móvel para atendimento e formalização de empreendedores à Prefeitura de Linhares. Em seguida, o secretário municipal de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto, apresentou números que comprovam o crescimento da cidade, que já é destaque estadual quando o assunto é apoio a empreendedores.

"Temos o melhor agente de desenvolvimento do Estado e não medimos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Linhares", afirma Rodrigo. O evento teve a presença de diversas autoridades locais e estaduais, como o secretário de Estado do Desenvolvimento, Nery Vicente Milani De Rossi. "Linhares tem sido uma grata surpresa. Não é pouco surpreendente a mudança que teve nos últimos anos. É uma cidade que tem novas oportunidades a cada dia", diz Nery.

Quem foi ao evento ouviu dicas e histórias de dois empreendedores de sucesso. O jovem linharense Felipe Rigoni, que em breve se formará engenheiro de produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi um dessas pessoas. A deficiência visual se tornou mero detalhe na trajetória de Felipe, que hoje é presidente do Conselho da Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais – Fejemg – e conselheiro estratégico da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). E tudo isso aos 23 anos.

Em seguida, Carlos Lindenberg Filho, o Cariê, fundador da Rede Gazeta de Comunicações, falou sobre o histórico de crescimento de Linhares, desde sua fundação. "Linhares era um município que englobava vários outros, mas teve sua reascensão. O cacau teve muita importância nesse crescimento. Empresas que começaram aqui, pequenas, se tornaram interestaduais. Várias seguiram do mercado interno ao mercado externo", pontua.

O fim do evento foi marcado pela entrega de medalhas de Caboclo Bernardo a três empresas que não mediram esforços em ajudar a cidade na época das cheias de dezembro de 2013. Lasa, Vital Engenharia e Rede Gazeta foram agraciadas em nome de todas as outras instituições privadas que colocaram à disposição equipes e equipamentos para que o município pudesse seguir após o histórico período de chuvas. Receberam as medalhas, o empresário Carlos Beltrão, em nome da Lasa; Décio Vieira, gerente operacional da Vital Engenharia em Linhares; e Carlos Lindenberg Filho, pela Rede Gazeta.

Crescimento linharense em números

– Nos últimos 12 meses, Linhares registrou cerca de 30 mil novas contratações;
– No último mês de maio foram 3.700;
– O número de empresas optantes pelo Simples Nacional subiu de 5.733, no fim de 2012, para 7.045 em 2013;
– O número de micro empreendedores individuais registrados no município cresceu 42%, de dezembro de 2012 a dezembro de 2013;
– De dezembro de 2012 a dezembro de 2013, a quantidade de beneficiários do Bolsa Família caiu 11% na cidade;
– Mais quatro grandes empresas estão em processo de instalação no município: a fábrica de implementos rodoviários Librelato, a fábrica de equipamentos domésticos Colormaq, a fabricante de peças em pvc Duro PVC e a Autopel, empresa de conversão de bobinas de papel.